domingo, 21 de setembro de 2008

Trombando Átomos...

Boa noite,

No dia 10 se setembro o LHC entrou em testes para o início da operação em 21 de Outubro próximo.
E daí?

LHC, sigla de Large Hadron Collider, é um acelerador de partículas em forma de um anel de 27 km de comprimento, localizado na fronteira entre Suiça e França. Sua construção exigiu um esforço de 14 anos a um custo de US$ 8 bilhões. Nada mal heim?

Mas para que serve isso? Não sou nenhum especialista, apenas um curioso, logo, vou tentar descrever com minhas palavras (E meu restrito entendimento) o que vai rolar e o que podemos esperar nos próximos anos.

O LHC foi construído para estudar o infinitamente pequeno a partir do choque entre partículas subatômicas.
Muito se tem falado sobre este equipamento. Alguns o chamam de "A Máquina do Armagedon", ou ainda "A Máquina do Fim do Mundo". Tudo isso porque os cientistas afirmam que buracos negros microscópicos podem se formar durante a operação do LHC. Estes mini-buracos negros teriam a duração de uma fração de milisegundo mas o nome Buraco Negro é sempre visto com temor, já que muito se tem especulado sobre o que acontece quando se entra em um buraco negro (Se é que se pode "entrar" em uma coisa destas).
O temor maior é que a terra e mais algum pedaço do espaço à nossa volta seja literamente sugado para dentro deste buraco negro. Como isso pode acontecer? Bom, é estranho mas muita gente ouviu falar sobre buracos negros mas não tem a mínima idéia do que se trata. Acredito que os cientistas também fiquem confusos as vezes pois nunca viram um buraco negro de perto (E nem sei se querem ver).
Mas, o que é um Buraco Negro?
Um Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nenhum objeto e nem a luz escapa, daí o nome Buraco Negro. Este campo gravitacional extremamente forte é formado por grandes quantidades de matéria espremidas a densidades inimagináveis.
Os buracos negros se formam de várias maneiras, e normalmente ele pode se formar a partir da morte de uma estrela.
Estrelas nascem, evoluem e morrem. A fase final da evolução da estrela vai depender da massa inicial da estrela. As opções são:
1. Se a massa inicial da estrela for < 3 M, durante e depois da fase de gigante vermelha ela perde massa e forma uma Anã Branca.
2. Se a massa inicial da estrela for > 3 M e depois da fase de gigante vermelha a estrela explode como uma supernova podendo ou não ter um "caroço" no centro. Se a massa deste "caroço" for < 2 M, ele se transforma numa Estrela de Nêutrons.
3. Se a massa do "caroço" for > 2 M, este "caroço" se colapsa num buraco negro.

Buracos negros supermassivos podem também se formar a partir do choque de duas galáxias. O buraco negro resultante teria a massa total dos dois buracos negros de cada galáxia, já que acredita-se que todas as galáxias tenham um buraco negro no centro, inclusive a nossa. Nada a temer por enquanto, já que o centro de nossa galáxia encontra-se a 30 mil anos luz da Terra, onde 1 Ano-Luz é a distância que a luz percorre em 1 ano, o que dá aproximadamente 9,5 trilhões de km. Para se ter uma idéia do que é isso, a luz demora aproximadamente 1 segundo para percorrer a distância Terra-Lua (380 mil km) e perto de 8 minutos para a luz do nosso Sol chegar até nós. A velocidade da luz é 299.792.458 metros/s, o que dá 1.079.252.848,8 Km/h. Bem rápido não é?

Os buracos negros fazem parte da Fauna Interestelar e já apareceram em muitos livros e filmes de fição. Acredita-se que buracos negros possam dar acesso a outros universos ou dimensões, através de Buracos de Minhoca, como se fosse uma via interestelar para lugares muito distantes. Mas isso é assunto para outro post (Nem sei se consigo falar sobre isso).

Acredito que um mini-buraco negro não vá engolir a terra mas, se formos mesmo engolidos, não vai dar nem tempo de dizer Eu Avisei!!!! hehe

Voltando ao LHC, um dos principais objetivos será descobrir dimensões extras, já que muitas teorias unificadoras (Unindo Mecânica Quântica com Relatividade Geral, assuntos para outro post) exigem até 7 dimensões adicionais além das 4 que conhecemos (3 espaciais e uma temporal). Isso é apenas teoria e precisa ser provado.
Outro objetivo será descobrir a partícula que dá origem à massa das partículas elementares, que envolve a partícula chamada de Bóson de Higgis. Esta partícula é prevista apenas na teoria das partículas elementares e, se existir mesmo, será descoberta pelo LHC. Se esta partícula não for descoberta, bem, aí os físicos estarão com um problema a resolver nas mãos.

Buracos Negros, Máquina do Tempo, Dimensões Adicionais... É muito para a minha cabeça, mas acho que os próximos anos (Se ainda estivermos aqui) serão muito emocionantes para a ciência em geral.

Paz a todos e fiquem longe de buracos negros.
MF

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Morte aos motoboys!!??

Boa noite amigos!

Não sei se vocês sabem, mas coloquei o título do blog, O Motoqueiro Fantasma, não por acaso.
Sou motociclista (Não!!!! Não sou motoboy!!!). Não tenho nada contra os motoboys (Muito menos a favor) mas fico decepcionado com algumas atitudes da classe que mais cresce no Brasil.
Para ilustrar, vou anotar alguns fatos que vivenciei durante meus momentos nas ruas de São Paulo.

Momento 1.
Data: Mais de um ano atrás
Local: Marginal Pinheiros
Horário: Por volta de 9 hs da manhã
Eu estava me dirigindo a um cliente e eu seguia calmamente, mantendo uns 40Km/h no corredor (Sim, eu ando no corredor). Sempre que um maluco chegava perto com sua motoca, eu dava passagem, e logo voltava para a minha tocada tranquila.
Um motoboy veio feito louco, dei passagem como sempre. Uma caminhonete estava na pista do lado esquerdo, mas não estava muito no canto, ou seja, não tinha um grande espaço no corredor para o boy passar. O cara ficou louco! Começou a buzinar e, quando o cara da caminhonete chegou mais para o lado, o boy deu um tapão no espelho retrovisor do cara.
Nem preciso dizer que depois fiquei meio com medo de passar ao lado do carro.

Momento 2.
Data: 2 meses atrás
Local: Perto do shopping Tamboré
Horário: Final de tarde
Eu estava com minha família, de carro, quando fiz o retorno na Castelo Branco para entrar na Avenida de acesso ao shopping tamboré. Quando eu entrei na avenida, um motoboy vinha longe, mas uns 50 metros ou mais atrás. Eu dei seta e entrei, com toda a segurança possível. O cara ficou louco... Buzinou feito um maluco (Bem antes de chegar no carro, lógico) e, quando me passou, ficou um pouco a frente parado no semáforo me olhando feio pelo retrovisor dele. Depois, saiu e ficou bem na minha frente por uns segundos mantendo uns 20 km/h por alguns segundos para ver se me irritava. Juro que tive vontade de arrancar em cima dele, mas minha consciência me disse que não valia a pela. Era só mais um idiota atrapalhando o trânsito.

Momento 3.
Data: Hoje (15/09/2008)
Local: Barueri
Horário: Por volta das 9 hs da manhã
Eu estava com minha motoca me deslocando para o trabalho calmamente quando um motoqueiro veio com uma twister (Pq os caras de twister acham que estão montados numa moto maior, tipo, numa hayabusa ou cbr? É apenas uma merda de 250 cilindradas, e com carburador ainda hahahaha... Fala sério.) e um carro estava dando seta e mudando de faixa. O cara da twister (que estava com a namorada ou coisa parecida na garupa) passou por mim, deu uma diminuida ao lado do carro e lançou um olhar ameaçador para o cara do carro, como se o estivesse recriminando pelo fato dele trocar de faixa.

Se eu fosse relatar todos os casos que já vivi em mais de 15 anos como motociclista, ficaria a noite inteira escrevendo sem talvez terminar.
O fato é que alguns colegas da classe dos motociclistas acham que são os donos da rua, ou os donos do mundo.
Acabamos sendo todos, indistintamente, chamados de motoboy ou ainda cachorro louco, por conta das barbaridades que alguns fazem.

Gostaria de deixar claro minha indignação com relação à tudo que vi e ainda vou ver por parte dos colegas de duas rodas. Eles desrespeitam a lei, entram na contramão, no corredor, cortam os carros, quebram retrovisores e, quando algum acidente acontece (Geralmente por causa da imprudência do motociclista), legiões se juntam para dar porrada no dono do carro que geralmente é inocente.
Já vi muitos acidentes nas ruas. Não raro vejo um motociclista caído na rua.
Sim, algumas vezes o motociclista não é culpado e tenho casos reais disso. Um amigo motociclista perdeu um dedo da mão esquerda pois um carro na contramão bateu de frente com ele (Que estava na mão certa e dirigindo com toda a precaução possível). Esse amigo, que não é motoboy e usava a moto para se deslocar para o trabalho, foi vítima da imprudência de um idiota que não tem a mínima noção de segurança no trânsito. O acidente do meu amigo poderia ter tido um desfecho muito pior.
Mas, infelizmente e via de regra, os motociclistas são os culpados.

O que me preocupa é que o número de pessoas despreparadas cada vez mais compram motos e saem às ruas achando que o mundo é deles e que os carros devem se curvar à sua vontade. Os motoristas dos carros cada vez mais têm raiva dos motociclistas (Que são generalizados como motoboys) e cada vez mais ouço piadas sobre "passar em cima de um motoboy" ou ainda "os motoboys deviam ser exterminados" ou o pior "Hoje joguei o carro em cima de um motoboy" com um sorriso no rosto como se tivesse feito uma boa ação.
Hoje vc vai à uma concessionária e com pouco mais de R$ 3.000,00 sai com uma moto zero. Ou ainda vc pode comprar um moto por 48 suaves parcelas de R$ 104,00. Qquer um pode comprar uma moto. Isso não seria ruim se as pessoas tivessem consciência, mas com o cenário atual fico preocupado.

Eu, que nunca buzinei quando um carro dá seta e muda de faixa, que nunca quebrei um retrovisor, que nunca entrei na contramão pq afinal de contas eu uso uma moto ou que nunca olhei feio para ninguém por ter me fechado acidentalmente, sofro junto com toda a classe motociclista, por conta de alguns delinquentes.

Espero que isso um dia acabe. Por enquanto, rezo para que menos motociclistas sofram acidentes no trânsito.

Paz a todos
MF

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Igrejas, seus nomes esquisitos e os Pastafarianos

Boa noite a todos!

Como prometido no post anterior, segue alguns nomes de igrejas. A lista é bem grande e não vou reproduzir aqui para não ficar chato, mas vou deixar alguns links no final para os sites onde obtive estes nomes.

Claro que não deixer de tecer alguns comentários a cada nome interessante.

IGREJA ADVENTISTA DA SÉTIMA REFORMA DIVINA - Será que as outras 6 não deram certo? Quem garante que a sétima vai funcionar?
IGREJA EVANGÉLICA ABOMINAÇÃO À VIDA TORTA - Uau! Eles abominam a vida torta. Mas quem define o que é torto e o que é certo? Será que eu levo uma vida torta e não sabia?
IGREJA C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos) - Poderia ser também "Clube Redentorial dos Bispos, ou ainda "Calangos Regozijam-se na Benevolência". Vale a imaginação.
IGREJA AUTOMOTIVA DO FOGO SAGRADO - Nossa, essa igreja deve ser frequentada somente pelos funcionários e familiares das montadoras de automóveis. Seleto grupo.
ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA FIEL ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA - O pastor antes de começar o culto distribui tubos de oxigênio aos fiéis que contribuem com o dízimo e, os que não contribuem... bem... Que prendam a respiração.
IGREJA DA CRUZ ERGUIDA PARA O BEM DAS ALMAS - Poderiamos mudar "da Cruz Erguida" para "do Pau Erguido". Iria arrancar sussuros de algumas beatas e com certeza iria encher o culto com mulheres e gays...
IGREJA E.T.Q.B. (Eu Também Quero a Bênção) - "Eu Também Quero Beber", "Eu Também Quero B....."
IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CUSPE DE CRISTO - Eles distribuem toalhinhas nos cultos para se enxugar no final...

É uma lista interminável. Quem tiver interesse (E paciência), pode ir nestes sites abaixo:
http://www.mail-archive.com/debate_biblico@yahoogrupos.com.br/msg06104.html
http://www.ie-silvalde.irmaos.net/pdf/artigos/nomedeigrejasbr.pdf

Agora, em se tratando de sátira, nada supera a Igreja do Monstro de Espaguete Voador. É impressionante como uma coisa idiota dessas pega. É claro que não é uma igreja de verdade, mas bem que poderia ser não é? Pq não?
Os fiéis desta igreja divertida são chamados de, acreditem, Pastafarianos. Ilário, mas faz-no pensar o que realmente é a fé e até onde ela pode nos levar.

Quem tiver interesse, acesse o site da igreja (Em Inglês, mas acha-se bons sites em português com o bom e velho Google): http://www.venganza.org/

Deixo ainda a pergunta no ar: Realmente precisamos da instituição chamada Igreja? Porque não podemos simplesmente acreditar que Deus está dentro de nós, sem intermediários ou atravessadores?

Paz a Todos.
MF

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Deus abençoe os pobres, pois os ricos não precisam (Inclusive algumas Igrejas)

Boa noite...

Estou no Aeroporto Santos Dumond aguardando o vôo para SP. Para variar, vai atrasar.
Mas antes de esperar, tive que passar pelo famigerado Raio-X. Sabe como é, temos que tirar o celular, relógio, caneta e qualquer coisa metálica que esteja em nosso poder, isso inclui algumas moedas perdidas nos bolsos.A máquina pode apitar assim mesmo, aí o agente do aeroporto (Com aquela cara de pastel) pedirá gentilmente (E pensando que você deve ganhar mais que ele) que você volte, pergunta se você tem mais algumas moedas nos bolsos e talvez você tenha ainda que retirar o cinto, correndo o risco de ter que passar pelo raio-x segurando as calças... É deprimente.
Mas voltando, um rapaz na minha frente comecou a retirar coisas dos bolsos e achei que não acabaria mais. Depois de umas 3 idas e voltas, ele retirou um monte de moedas de um dos muitos bolsos da calça dele. Ele deu um sorriso amarelo e comentou com o agente: É que assaltei uma igreja antes de vir para cá... Hahahahahaha Que coisa mais engraçada né...? Claro que não. Essa piada é bem velha.... Precisamos dar uma atualizada nos "valores".

Todos sabemos que antigamente as igrejas (Pelo menos as que eu conheci) viviam da boa vontade dos fiéis. Todo domingo tinha missa na igreja do meu bairro. Era sempre aquela mesma coisa: Antes da entrada eu pegava o folheto guia com o que dizer e em que momento dizer. Era um troço bem mecânico mesmo, e eu repetia quase que maquinamente, sem saber o que ia rolar. Só sabia que ia rezar... Aí chegava a hora da oferenda, onde passava a cesta e alguns depositavam moedas e algumas notas pequenas. As igrejas não viviam na mordomia.

Hoje em dia temos uma igreja em cada esquina e com propósitos variados. Os nomes então, são os mais espalhafatosos possíveis. Alguns exemplos que eu lembro agora: Igreja em Chamas para Deus (Haja extintor de incêndio), Igreja Jesus Cristo é o Senhor (Sim, ele é, mas e aí?), Igreja da Redenção, Igreja da Graça de Deus, etc. Vou tentar levantar uma lista de nomes de igrejas e talvez eu coloque no próximo post.Claro, quem não conhece a Universal do Reino de Deus, ou a Pentecostal, ou ainda talvez a mais antiga de todas, a Igreja Católica.E qual o propósito de tantas igrejas? A busca de Deus? O encontro com Jesus? A salvação? A fortificação da religião? Ou a busca da verdade sobre "A Vida, O Universo e Tudo o Mais" (Podem ler a série pois vale a pena, pelo menos os dois primeiros livros - Ao todo são 5 livros. O filme deixou a desejar)

Na minha opinião (E de muita gente), um dos motivos mais fortes de se criar uma igreja ou uma religião é a arrecadação fácil de dinheiro.Já se foi o tempo que igrejas viviam de moedas... Elas querem as notas... grandes. Dêem uma boa olhada nos castelos da Igreja Universal. É faraônico. E de onde vem todo o dinheiro? Dos troux... Desculpe... Fieis.
Existem algumas igrejas que até entregam boletos para vc pagar diretamente no banco. Eu ouvi no rádio um cara pregando que disse que a sua igreja era melhor que as outras pois lá (Na igreja dele) não existia caixa 2. Como eles evitavam o caixa 2? Simples, eles cadastravam você na lista de pagadores deles e vc poderia pagar por boleto ou ainda débito direto em conta corrente. HAhaha, que passar cestinha que nada, agora eles passam a máquina de cartão de crédito nas missas. Não é o máximo?

Não vou entrar no mérito da fé da pessoa, isso é de cada um.
O que me assusta é a quantidade de dinheiro que essas igrejas levantam. É um esquema muito bem bolado para retirar dinheiro dos fiéis. Tem todo um discurso, método, lavagem cerebral, intimidação e tudo o mais.Algumas igrejas fazem um show a parte, com sessões de exorcismo, onde o pastor sua feito pai de santo em despacho, mandando o demônio sair, que ali é a casa de Deus, e que quem manda é ele. Gritaria geral, o povo todo entra em transe, as mãos balancam sobre o ator ali se fazendo de vítima e depois de uns 10 minutos de barbárie, o demônio vai embora... Aí o pessoal grita Aleluia! Aleluia! e todos ficam felizes e excitados... Hehe, essa é a hora de passar a sacolinha.Junte tudo isso ao fato da pessoa muitas vezes já estar sensibilizada por um problema pessoal grave, o que facilita o escoamento do dinheiro.

(Ainda estou aqui esperando o meu vôo, que vai atrasar 1 hora).

E ainda dizemos que estamos evoluindo. Não sei viu, tenho minhas dúvidas. Podemos estar evoluindo na lado da tecnologia, mas do lado da razão... bem... não tenho tanta certeza. Veja, ainda acreditamos em um livro que foi supostamente escrito pelos apóstolos 2 mil anos atrás e que conta a história da criação do mundo e da vida e obra de Jesus.Todos sabem que os evangelhos foram escolhidos a dedo por um grupo de padres interessados somente no benefício próprio, e de não perder as posses e o poder que já tinham. Os livros que não interessavam foram democraticamente apelidados de "apócrifos". Interessante, no mínimo, mas brilhante.A fé a serviço de Deus, manipulando multidões e arrecadando milhões.

O homem dominou os céus, foi e voltou à lua, mandou naves para outros planetas (Com um sucesso fantástico), dominou o átomo, construiu metrópoles e está evoluindo muito na medicina, biologia, química, física, matemática, engenharia, psicologia, robótica, genética, filosofia, etc etc etc.
É inconcebível que um grupo cada vez maior de pessoas se deixe manipular desta forma.
A pergunta que eu gostaria de deixar no ar é: - Precisamos realmente da instituição chamada Igreja?A idéia inicial de Jesus era essa? Duvido muito.
É uma questão a se pensar. Pondere um pouco a este respeito e depois, algum dia, podemos conversar um pouco mais.

Paz a todos
O Motoqueiro Fantasma

Inauguração do Blog

Boa noite!

Acabei de criar este blog.Estou na área de informática faz tempo mas nunca imaginei que viria a escrever um monte de coisas em algum lugar sem saber se alguém iria se dar ao trabalho de ler.Bom, não custa nada tentar e, afinal de contas, posso até me divertir com tudo isso.

Sobre o que vou escrever?
Bem, essa foi a primeira pergunta que me fiz antes de iniciar o blog. (Na verdade a primeira foi a respeito do titulo do blog, mas deixa pra lá).Vou escrever sobre o que sei e o que não sei (Essa será a parte que espero me divertir).
Vamos ter um pouco de tudo: Informática, Física, Astronomia, Matemática, Motos, Musica, Volei, Tenis, Familia, Casamento, Filhos, Sexo, Viagens, Religiões e Atualidades. Isso é um pouco do que sei (Ou pelo menos acho que sei). Sobre a parte que não sei... bem... não sei (hahahaha) Só vou saber quando resolver escrever.

Espero que alguém (Fora eu, claro) leia e ache pelo menos interessante. Se ler já está de bom tamanho.

Vou tentar manter uma certa regularidade nos posts, dependendo do meu tempo disponível, do assunto em questão e do meu saco de escrever no momento.

Boa leitura

O Motoqueiro Fantasma