segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Senhor pode me ajudar?

Boa tarde,

Semana passada eu fui ao supermercado comprar uma caixa de bombons, coisa simples e completamente supérflua. Quando eu estava na fila apareceu uma senhora empurrando um carrinho com alguns itens dentro e murmurou baixinho, como que com vergonha da situação, se eu não poderia ajudá-la a pagar alguns dos itens dentro do carrinho. Instintivamente e sem olhar para ela respondei um "Não" seco e continuei na minha fila, aguardando a minha vez. Esta senhora então fez o mesmo pedido à pessoa atrás de mim e recebeu o mesmo tratamento. Depois eu a perdi de vista.

De repente me deu um aperto no peito e pensei: "Puxa vida, eu mal ouvi o que aquela senhora queria e nem olhei na cara dela. Não dei a mínima atenção e não tive consideração com o problema dela".
E eu olhei para trás como que buscando essa pessoa mas ela já tinha sumido. Fiquei me sentindo o pior dos seres humanos. Quanto egoísmo! Eu estava ali, comprando uma coisa completamente supérflua enquanto aquela senhora poderia estar pedindo para eu pagar um quilo de arroz ou um pacote de macarrão para ela dar de comer à sua família e eu simplesmente me neguei a sequer ouvir o que ela tinha a dizer. Ao invés disso eu utilizei a caminho mais curto, ou seja, dizer não e, me desculpem o palavreado, liguei o "foda-se".

Aí eu me pergunto: Seria realmente um sacrifício enorme de minha parte dar atenção àquela pobre senhora? Será que eu ficaria muito mais pobre se a ajudasse? Nunca saberei.
Eu assisti a um filme uma vez, acho que era "A volta do todo poderoso", em que Deus conversa com uma moça e ele diz mais ou menos assim:
- Quando você pede coragem a Deus, ele te dá coragem ou te dá a oportunidade de ter coragem?
- Quando você pede força, ele te faz mais forte ou te dá a oportunidade de você mostrar a sua força?

Vejam, quem costuma ler meu blog sabe que sou avesso a religião e a dogmas mas acredito em Deus, seja lá o que Ele for. Então, em meu entendimento, eu recebi a oportunidade de ser caridoso, a oportunidade de ajudar o próximo. O que eu fiz com essa oportunidade? Joguei fora sem pensar.
Como dizem, existem 3 coisas na vida que não voltam atrás: A flexa atirada, a palavra proferida e a oportunidade perdida. Eu perdi a oportunidade de mostrar que estou evoluindo como ser humano. Eu mostrei, ou melhor, escancarei, um dos meus vários defeitos, que é o egoísmo.

Espero que, da próxima vez que Deus me proporcionar este tipo de oportunidade eu não falhe.
Por hora, resta apenas o arrependimento e um humilde pedido de desculpas, que não resolve em nada o problema daquela senhora que veio até mim suplicando por ajuda, que num momento de fraqueza espiritual, eu neguei.

Paz a todos
MF

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Qual é a sua Missão?


Boa tarde,

Nascemos, passamos por um período lindo da vida que é a infância onde tudo é fantasia (Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente, etc) e logo estamos na adolescência (Ou, como dizem alguns, aborrecência). Este é um período onde os hormônios ficam descontrolados e descobrimos o nosso corpo e a sexualidade aparece, cedo para uns e um pouco mais tarde para outros. A próxima etapa já é a fase adulta, onde assumimos compromissos com nossa carreira e com a sociedade. Vem a maturidade da fase adulta e ficamos velhinhos, aproveitando os últimos momentos de nossa vida relembrando sempre de como éramos felizes quando jovens. No final, deixamos esta vida terrena para habitar novamente o plano espiritual e aguardar uma próxima oportunidade de nascer e começar tudo de novo.
Bom, esse é um breve resumo de uma vida mas, será que é só isso?
A pergunta que eu quero fazer a você, um dos milhares leitores do meu blog é: - Qual a sua Missão nesta vida?

Você pode me olhar com cara de dúvida e perguntar: - Como assim? O que você quis dizer com isso?
Eu quis dizer exatamente o que está escrito, ou seja, para que você veio a este planeta, mais uma vez? Porque você deixou o plano espiritual e nasceu aqui? Qual é o objetivo de sua passagem terrena? O que você pretende nestes anos de estadia neste plano?
Parece uma pergunta boba e de fácil resposta. Mas, será mesmo que é fácil assim? Você já pensou seriamente em sua Missão aqui na Terra?
Pare um pouco o que está fazendo, vá para algum lugar tranquilo, sente-se confortavelmente, fique em silêncio, respire fundo, limpe sua mente e acalme-se por alguns minutos. Quantas vezes você costuma fazer isso?
Agora, quando estiver neste estado de contemplação, pense em como tem sido sua vida desde o momento que você nasceu até agora. Pense nos pontos mais importantes, nos momentos de maior emoção, nas conquistas e derrotas. Pense em sua família, nos amores que você teve e nos dissabores da vida.
Tudo o que você fez nesta vida foi com qual objetivo? Ganhar dinheiro? Manter uma vida saudável? Encontrar alguém que te complete, ou sua alma gêmea?

A pergunta pode ser feita, de forma mais genérica, da seguinte forma: - Porque você faz o que você faz?
Onde suas ações vão levá-lo?
Como você vai afetar as pessoas à sua volta com essas ações?
Como você será afetado?
Como este planeta vai ficar depois que você partir?

Certo, eu sei que são perguntas estranhas mas, alguma vez você parou e tentou responder a alguma delas?
Eu ainda não tenho as respostas mas acho que pelo menos já tenho as perguntas. A primeira vez que eu me deparei com esse tipo de questionamento, travei. Sim, me deu um vazio muito grande pois, apesar de tudo o que eu faço e da forma como eu faço, nunca parei para me perguntar o porque disso tudo. A vida nos coloca no automático não nos dando espaço para respirar. Temos que ser bons filhos, bons alunos, bons amigos, bons maridos e amantes, bons profisionais, ter dinheiro para comprar um carrão do ano e ter uma casa grande e luxuosa ou ainda poder viajar pelo mundo e conhecer outros países, comprar roupas de marca, ter um computador possante, banda larga em casa, etc etc etc.
Não é muita coisa para uma pobre e perdida alma? Por conta de todas essas imposições que a sociedade moderna nos coloca não sobra tempo para uma coisa muito importante: Auto-conhecimento.
Todas as manhãs nos olhamos no espelho para limpar as remelas do olho e pronto. Mas, você realmente já se olhou no espelho? Quando eu digo, se olhar no espelho, é enxergar a pessoa que habita em você, que é cheio de personalidade, com defeitos e qualidades.
Vou propor um exercício: Amanhã cedo, quando você acordar, olhe bem no espelho e diga para você mesmo: - Bom dia! Dormiu bem? Bem vindo de volta! O que você quer fazer hoje? Você quer fazer a diferença ou simplesmente ver mais um dia passar?
Mas faça isso olhando diretamente nos olhos, sentindo a energia e encarando essa pessoa que você terá que carregar ao longo de todo o dia.

Pode parecer bobo mas, se você fizer isso seguidamente ao longo dos dias, perceberá que naturalmente passará a pensar um pouco mais antes de fazer as coisas, quais as consequencias de suas ações em sua vida e na vida de outras pessoas porque, afinal, estamos todos conectados, e nada que você faça é isolado.

Ao final, qual foi o objetivo deste meu post? Fazer você pensar.
Mas, pensar em que? É exatamente este o ponto; você tem que aprender a pensar em que pensar, ao invés de ir dirigindo no escuro e no automático.
Espero ter contribuído um pouquinho para confundir sua mente. Se eu conseguir isso, parte de minha Missão neste planeta estará concluída.

Paz a todos
MF

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vamos correr?


Bom dia,

Dia 19 de Setembro corri na Maratona de Revezamento do Pão de Açucar onde fui numa equipe de 4 atletas, cada um correndo pouco mais de 10 Km. Minha impressão final é: Foi muito bom!!!!
Mas antes, quero contar um pouco da história dessa primeira experiência em provas de rua.
Tudo começou num churrasco em casa, no dia 22 de Agosto, com uma turma animada, oriunda de um treinamento de liderança que eu tinha feito algumas semanas antes. Neste churrasco, um dos amigos virou e me disse: - Você quer participar da Maratona de Revezamento do Pão de Açucar? Cada membro da equipe vai correr 10 Km. Instintivamente, eu disse SIM!
Minha prova começou neste momento. Logo depois que eu aceitei comecei a pensar se realmente eu teria condições de me comprometer com um evento desses. Muitas dúvidas passaram pela minha cabeça e pensei em ligar de volta e dizer que não queria ou não poderia participar.
Depois de um tempo, aceitei a idéia que iria participar da corrida e, como tarefa de casa, eu deveria pelo menos me preparar pois tinha assumido um compromisso com os meus amigos de, além de estar lá em corpo e alma, teria que estar pelo menos apto a correr os 10 Km sem morrer.
O bom Deus me deu um corpo forte e resistente, assim, comecei a treinar perto de casa, fazendo percursos fortes para ficar bem preparado. Além disso, minha mente ficava sempre pensando na prova, como que me preparando para o que estava por vir. Depois de algumas semanas, eis que chega no sábado anterior à prova. Uma dúvida ainda pairava em minha mente: - Será que eu vou corresponder ao que todos esperam?
Bom, como moro fora de São Paulo, combinei de dormir na casa de um amigo perto do parque Ibirapuera, para facilitar as coisas. Acordei as 5 hs e as 5:40hs já estava no parque, perto do local combinado para o encontro (que se daria as 6:30hs). É, sei que cheguei cedo, mas melhor assim.
O parque já estava com bastante gente e em pouco tempo fervilhava. Equipes se formavam, discutiam como seria a estratégia e tomavam um café da manhã sentados na grama do parque. Minha surpresa foi encontrar um senhor que me disse que já corria a 19 anos, tinha corrido a Maratona de São Paulo e que ainda correria a de Curitiba, mas nesta ele iria correr "somente" 10 Km para não se desgastar e que estava ficando velho. Perguntei a idade dele e ele me disse: - 83 anos!
O que? - Exclamei!!!
Ele não aparentava a idade e estava em excelente forma física. Neste momento fiquei tocado e vi nele um objetivo de vida. Poxa, quero chegar aos 83 anos como ele. Que lição de vida.
Passado um tempo, encontrei o pessoal, distribuímos os kits (Camiseta, chip para colocar no tênis, número para colocar na camiseta, etc) e fomos para o local da largada. Eu seria o segundo no troca do revezamento.
A energia do local era fantástica, as pessoas focadas somente no momento em que elas deveriam correr. Todos interessados somente naquele momento. Nada mais importava: O frio, sono, cansaço, etc.
E foi dada a largada. Ao todo eram 32 mil pessoas na Maratona, não todas ao mesmo tempo correndo, mas mesmo assim, o número de pessoas na largada foi enorme. Muito bonito de se ver.
Fomos para o nosso ponto de troca, onde o meu colega chegaria dali a mais ou menos 1 hora. Eu estava ligeiramente nervoso, apreensivo, só pensava em como meu corpo se comportaria durante o percurso. Eu ainda estava com um nó no estômago, meio nervoso, apreensivo.
Chegou a hora. Peguei a braçadeira e mandei a ordem mental às minhas pernas e músculos: - Agora é com vocês!!!
E fomos juntos. O começo ainda tímido, pernas se trançando meio sem aquecimento, passos receosos e muitas dúvidas na cabeça. Depois de 5 minutos eu já estava compartilhando o asfalto com um punhado de gente, homens e mulheres de todas as idades, todos interessados em fazer a sua parte.
De todos os lados vinham gritos de motivação: - Vamos lá! Você consegue! Não pare!
Eu me senti ótimo e comecei a motivar outras pessoas que estavam andando. Eu parava do lado e chamava a pessoa a correr mais um pouco, a se esforçar, a se superar. A cada passo que eu dava era uma alegria e, mesmo cansado eu estava completamente feliz.
No meio da prova eu me senti cansado mas sempre que eu olhava para frente via uma multidão à minha frente e pensava: - Se eles estão lá, vou chegar também.

Então eu cheguei. Entrei num corredor onde deveria me dirigir ao meu posto de troca, o de número 9, mas tinha que passar por todos os outros, do 1 ao 8. Quando passei pelo posto 5, tive uma descarga de adrenalina e pensei: - Puxa, estou terminando a prova, UAU! E dei um pique de mais ou menos 300 metros até onde estava o meu amigo esperando ansiosamente. Entreguei a braçadeira e fui me encontrar com o meu grupo, já à minha espera.
Eu estava cheio de energia e poderia correr mais ainda. Todos me cumprimentaram, me deram os parabéns e foi espetacular. O que importava naquele momento não era o tempo que eu tinha feito e nem se eu tinha chegado antes de alguém, mas simplesmente que eu tinha terminado. Me lembro de um filme onde o galã leva um choque e começa a ouvir tudo que as mulheres pensam. No meio do filme ele tem que fazer um comercial para a linha feminina da Nike e, quando ele apresenta, a mensagem final é: Nike, no games, just sport!
E foi exatamente isso. Não importa que ganhou ou em que posição chegamos. Chegamos!
A energia do lugar, das pessoas, do momento e ao final mesmo cansado eu estava num estado de êxtase completo. Foi fantástico!
Já me decidi e vou participar de todas as provas de rua que eu conseguir.

Esta foi a minha experiência. Eu não conseguiria colocar neste espaço a verdadeira essência desta minha aventura mas acho que, de certa forma, está aí.

Espero que você se sinta motivado a fazer esta experiência. Vale a pena, muito...

Paz a todos
MF

terça-feira, 13 de julho de 2010

E Viva a Espanha


Boa noite,

Quando, em 2006, a Itália foi tetra-campeã mundial, meu filho Jean tinha 4 anos. Ele não entendia o que estava se passando e, para falar a verdade, nem se importava muito com o fato do Brasil perder para a França. Ele nem era ligado em futebol e preferia assistir aos programas infantis do Discovery Kids do que a um jogo da Copa.

Mas 2010 chegou e agora ele, com 8 anos, adora futebol. Além de treinar na escovinha de futebol da escola, assiste aos jogos e vibra com cada gol. Quando o Brasil jogou, assistiu a tudo com muita atenção e sofreu como qualquer brasileiro. Cada gol era uma alegria e ele respirava futebol, esperando pelo próximo jogo. Como se não bastasse, ele assistia aos outros jogos e, quando eu chegava em casa, vinha comentar como tinha sido o jogo, quem tinha feito os gol e como tinham acontecido. Ele realmente viveu a Copa do Mundo.

No dia do jogo da Holanda, eu não consegui assistir em casa e acabei vendo no escritório, onde tinha uma TV para o pessoal. O Brasil perdeu para a Holanda, jogando de forma irreconhecível, dado o talento dos nossos jogadores. Depois do jogo, lamentei vagamente a derrota e voltei ao meu trabalho, sabendo que esta derrota não afetaria o meu dia-a-dia.
Mas, quando cheguei em casa a noite, minha esposa me disse que meu filho chorou quando o Brasil perdeu. Ele chorou porque acreditou que o Brasil realmente tinha o melhor time e que seria campeão, mais uma vez. Ele acreditou, como outros tantos 190 milhões de brasileiros, que tiveram que se contentar em assistir a mais uma final de Copa do Mundo sem o Brasil.

Eu perdôo o time do Brasil por perder pois a derrota faz parte do esporte mas eu não os perdôo por fazer o meu filho chorar.

Dias depois, eu fui jogar bola em casa, com meu filho, e ele me disse assim:
- Papai, eu sou o Snider, quem você será?
Neste momento, percebi o que tinha acontecido. O que aconteceu com o Kaká, Robinho, Luis Fabiano, Julio César, etc?. Porque meu filho agora tem, como herói, um jogador da Holanda e não um do Brasil? O que aconteceu com o nosso futebol arte, com a ginga brasileira, com a irreverência e a alegria de uma bela jogada.
Ao invés disso, nosso futebol se rendeu ao jogo truncado e violento dos europeus. O time não joga mais para vencer, e sim para não perder. Mesmo assim, perdemos. Assistimos a uma Copa sem graça, não porque o Brasil não ganhou mas porque o assunto mais interessante da Copa era um polvo vidente que acertava o vencedor do próximo jogo ou ainda uma modelo paraguaia pouco conhecida no mundo que fez seu nome colocando o celular entre os seios fartos e se mostrando toda na torcida.

Nosso futebol, nosso belo futebol de antigamente, sucumbiu, pois ficou com medo de se mostrar. Perder faz parte do esporte mas perder do jeito que perdemos, faz-nos repensar onde queremos chegar e que caminho devemos tomar.
No final, a notícia atual mais contundente do nosso futebol é o caso do goleiro do Flamengo, Bruno, acusado de assassinar a ex-namorada por um motivo desconhecido. Que triste!

Vou esperar mais 4 anos para ver se aprendemos alguma coisa com esta Copa e esperar ver novamente meu filho se orgulhar de ser brasileiro e querer jogar bola sendo um Neimar, Ganso ou outro craque que chegar para dar alegria ao nosso povo.

No mais, parabéns à Espanha que, dentre todos, talvez tenha sido o menos pior e o que soube perder menos.

Paz a todos
MF

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Peido - Esse injustiçado


Boa noite,

Hoje vou discorrer sobre um tema muito praticado por toda a humanidade mas por muitas vezes discriminado: - O Peido!
Cientificamente falando, o peido tem uma designação menos jocosa: Flatulência.
Flatulência é uma ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não e tem um cheiro fétido.Tem origem dos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, dos gases acumulados durante o processo de digestão dos animais, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias. A intensificação da flatulência pode ocorrer em pessoas ansiosas, que falam ao comer ou que comem muito depressa, ou em pessoas que sofrem de parasitoses intestinais.
Assim, com essa explanação acima, concluo de antemão que podemos falar sobre qualquer assunto com elegância.
Algumas coisas interessantes que eu descobri sobre o peido:
- Sua composição básica é metano, com densidade menor que o ar logo, tende a subir.(E a entrar direto em nossas narinas)
- É um gás facilmente inflamável, incolor e contribui 21 vezes mais do que o dióxido de carbono para o efeito estufa. Quem peida mais, destroi mais a camada de ozônio. MORTE AOS PEIDORREIROS FEDORENTOS!!!
- Nos humanos o gás é expelido aproximadamente a uma velocidade de 0,035 m/s, podendo atingir picos de 0,1 m/s. Imagine a conversa de dois cientistas malucos: - Qual é a velocidade média do seu peido? O outro responde: Bom, no vácuo é de ...

Bom, tem muito mais. Não vou colocar toda a informação técnica sobre o peido para não ficar chato este post.
Uma coisa a se considerar são os nomes carinhosos dados ao peido: pum, traque, bufa, triscada, vento, farpa, trovoada, bomba (Atômica ou não, dependendo da potência), gás aniquilante, etc.

Além disso, o peido é tratado com ódio pelas mulheres que, acredito eu em sua maioria, prefeririam não peidar, e com humor pelos homens. É fato, homens se divertem com o peido, ainda mais entre eles. Existe até competição para ver quem vai soltar o peido mais alto ou mais fedido.
Algumas fatos sobre o peido que obtive de minhas experiências pessoais:

- Mulheres, em geral, odeiam peidar e ficam muito vulneráveis quando isso acontece espontaneamente.
- Homens amam peidar, ainda mais se for um ruidoso e estiver entre amigos durante uma partida de futebol
- Crianças têm o direito divino de peidar onde, quando e como quiserem. Sempre será engraçado o peido de uma criança até uns, digamos, 4 anos.
- Peidar forte ou fedido perto de outras pessoas é sinal de falta de educação. (Menos durante o jogo de futebol com os amigos)
- É extremamente pouco producente peidar num elevador cheio mas, se for peidar, faça aquela cara de que não foi com você e olhe instintivamente para a pessoa gorda ao seu lado; se você for a pessoa gorda, bom.... Se você estiver com apenas mais uma pessoa no elevador, elegantemente peça desculpas, diga que está com problemas intestinais e desça no andar mais próximo, mesmo que não seja o seu.
- Perdemos o pudor com a idade, ou seja, peidamos mais em público a medida que nos tornamos mais velhos.
- Todos os animais peidam. Alguns muito mais fedidos que os humanos. A diferença mais marcante é que eles não fazem aquela cara de culpa quando soltam a bufa. (O mais engraçado é que Eu também não costumo fazer cara de culpa).
- É divertido peidar dentro da piscina, ainda mais se estiver com várias outras pessoas em volta para mostrar o resultado.

Existem outros tantos fatos comprovados sobre o peido. Você, amigo leitor, pode dar a sua contribuição nos comentários.
Isso me lembra uma piada rapidinha sobre peido, assim:

Um português e um casal estão no elevador e eis que o portuga solta um belo e sonoro peido. O rapaz, indignado, reclama:
- Meu amigo, como o senhor tem a coragem de peidar na frente de minha esposa!
- Desculpe, diz o portuga, eu não sabia que era a vez dela!

Agora, eu não conheci até hoje um ser vivo que peide mais fedido que a minha querida falecida, Noka. Sempre que estávamos na sala, toda a família reunida, a noite, a Noka deitada no tapete dormindo e, de repente, ouvia-se um assovio meio baixo, depois de alguns segundos parecia que tinham soltado uma bomba atômica (De fedor, claro). Era uma debandada geral e ninguém conseguia ficar na sala. No final, a coitada da Noka era chutada para fora de casa para dormir na casinha, onde podia peidar a vontade sem ser incomodada.

Para terminar este post quero falar rapidamente sobre alguns tipos de peido que existem. Vou fazer um resumo de alguns que eu encontrei, mas existe uma infinidade de tipos.
- O Peido comum: Esse é o peido mais frequente, similar ao Rasgador mas expelido com menos força. Geralmente é ouvido em grupos onde as pessoas não têm intimidade para peidar entre si.
- O Peido Nervoso: É expelido em locais onde a pessoa não quer que seu peido seja ouvido. Esses peidos são geralmente controlados, baixíssimos e requerem muita destreza para dominar a técnica.
- Peido Tossido: Acontece quando o peidorreiro tenta encobrir o peido com uma tosse.
- O Peido Molhado: Possui um som aquoso. Geralmente esse peido ocorre quando uma ida ao banheiro é urgente. Pode-se obter uma variante desse peido, que é a Melada, indicando que é tarde demais e o praticante vai ficar com aquela freada de bicicleta no cueca (Ou calcinha).
- O Peido Vendaval: Semelhante ao Rasgador, mas acompanhado de um som mais aéreo, ventoso. Esse peido geralmente provoca gargalhada entre os presentes.
- O Peido de Bolas Apertadas: Esse peido é claramente identificável. Dá impressão que as bolas do peidorreiro estão tão apertadas na cueca, que este está sob intensa dor ao peidar.
- O Rasgador: Finalmente o melhor e meu favorito. Ele é forte, intenso e sempre chama a atenção de alguém. Esse peido é um furioso fluxo de gases que são expelidos do traseiro do peidorreiro. Ele normalmente é apreciado pelo peidante e sofre reclamações dos ouvintes presentes.

Existem mais tipos de peidos, mas vou deixar para o amigo leitor fazer a contrubuição.

Finalmente, antes de terminar, outra piada sobre peido.

Uma senhora entra no consultório e diz ao doutor:
- Doutor, eu peido constantemente, mas tem alguma coisa errada comigo, pois meus peidos não tem barulho ou cheiro. Isso é normal? Inclusive agora estou peidando muito mas não ouço e nem sinto o cheiro.
- Senhora, tome estes remédios e volte daqui a 2 semanas.
Depois de 2 semanas ela voltou e disse:
- Doutor, agora posso sentir o cheiro dos meus peidos e é horrível, quase insuportável. Ontem mesmo peidei no elevador e 2 pessoas desmaiaram! Mas mesmo assim ainda não os ouço.
- Bom, minha senhora, já tratamos do problema do seu nariz, agora vamos tratar do seu ouvido!

Em tempo, no tempo que escrevi estas linhas, peidei umas 4 vezes.

Paz a todos
MF

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Adeus Noka




Oi

Hoje é um dia muito triste em minha vida. Faleceu nossa filha, a Noka, uma Boxer que fez parte de nossa família por quase 11 anos. Ela faria 11 anos dia 26 de julho. Chamo-a de filha pois realmente ela era amada como tal.
Lembro do dia que ela chegou em casa, ainda com 3 meses, pequenina, assustada e carente. A partir deste dia ela sempre foi amiga e companheira, mesmo quando dávamos umas broncas nela por fazer coisas não muito legais, como comer partes do carro e da moto, ou ainda destruir a máquina de lavar. Ela era realmente muito forte.
Mas tinha muito mais. Sempre que chegávamos em casa ela vinha toda feliz (E foi assim por todo esse tempo), abanando o rabinho toco freneticamente e lambuzando nossas pernas e mãos com sua baba de felicidade por nos ver novamente. Ela sempre foi amiga de todos e nunca mordeu ou rosnou ameaçadoramente para ninguém. Embora o seu porte assustasse um pouco no começo, depois de uma cheirada e uma lambida ela encantava a todos com seu charme meio despojado e sua energia que nunca acabava.
Um dia um amigo estava em casa num domingão e eu pedi para ele pegar a Noka pois estava precisando de um bom banho. Fui preparar a mangueira, o shampoo e outras coisas mais e fiquei aguardando ele chegar com ela mas, depois de 10 minutos esperando fui ver o que se passava e encontrei-o suando as bicas e a Noka toda feliz dando baile nele. Ela sabia que iria tomara banho e não se entregou. Precisamos cercá-la para conseguir pegá-la.
Foram tantos os momentos felizes com ela, passeios, brincadeiras, brigas de brincadeira quando eu fingia que atacava e ela latia para mim, me chamando para a briga mas sabendo que era tudo brincadeira.
E como ela era carente, por toda a sua vida, carente e pidona. Bastava estarmos à mesa que lá vinha ela com aquela cara de dó, pedindo qualquer coisa que tivesse por lá. E ela sempre ganhava.
Com certeza vou sentir falta de tê-la toda manhã batendo na porta da sala, pedindo para entrar e depois pedindo para dar uma volta na rua. Já sinto falta dela agora e vou sentir ainda por algum tempo.
Depois que recebi a notícia, passou-se um filme em minha cabeça de tudo o que aconteceu nestes 11 anos em que ela esteve conosco. Tudo isso ficará guardado em meu coração, para sempre.

Seus últimos dias foram um pouco sofridos, pois ela passou por 2 cirurgias. Ontem a noite eu fui visitá-la na clínica veterinária e ela até que estava bem. Estava deitava, meio mole por causa dos remédios, mas estava bem. Quando ela me viu deu umas sacudidelas no rabinho e levantou ligeiramente a cabeça para me saudar. Fiz um carinho nela e disse que logo ela estaria em casa. Ela não resistiu e faleceu no meio da noite, dormindo. Acho que foi a despedida dela.

Quero acreditar que exista um céu para os cachorros e tenho certeza que ela está lá correndo e brincando com outros amiguinhos. Espero que ela sinta saudades desse seu amigo velho que agora chora de saudade.

Obrigado, Noka, por fazer parte de nossa família e tornar os dias mais felizes com sua boa energia. Obrigado por sempre estar ao nosso lado e por mostrar-nos que a vida pode ser simples e que um carinho as vezes é tudo do que precisamos para sermos felizes.
Obrigado, Noka, por nos amar incondicionalmente por todos estes anos.



MF.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fechado para balanço


Bom dia,

Hoje em dia parece que o tempo não joga a nosso favor. Estamos sempre sem tempo, sempre atrasados, sempre com muita coisa para fazer e muitas vezes nem paramos para pensar antes de fazer alguma coisa. Simplesmente atuamos como executantes, quase um ato mecânico de sobrevivência. Vivemos, sem pensar em como e porque vivemos. Simplesmente existimos e continuamos a existir porque alguém nos colocou aqui. Mas será que é só isso?

Assim, acordamos, nos vestimos, pegamos o nosso carrão e vamos ao trabalho. Chegando ao trabalho já começamos o dia lendo emails (Normalmente os menos importantes como piadas, aqueles com anexos de mensagens doces e alguns com fotos de mulheres nuas) e depois resolvemos atender aos pedidos desesperados dos outros emails importantes. E como chegam emails... Parece que as pessoas pararam de conversar umas com as outras e é como se o email fosse o novo canal de comunicação oficial da nova era. O colega ao seu lado manda um email pedindo uma informação que, se ele simplesmente virasse e perguntasse já teria a resposta. Ahhh, mas tem que ficar registrado! - Alguém diz. Sim, mas esta informação já deve estar em algum lugar e não precisa ser replicada, apenas repassada. Uma conversa de 10 minutos salva, algumas vezes, horas de emails trocados.

Outra ferramenta muito útil mas as vezes utilizada de forma negligenciada é o MSN. Sim, é muito legal poder conversar com toda a sua família ou amigos distantes pelo MSN sem gastar um tostão, mas novamente vem o caso do colega ao lado. Muitas vezes conversas inteiras decorrem por meio do MSN, sendo que a pessoa está a alguns metros de distância. O que aconteceu com o olho-no-olho? Algumas vezes as pessoas são mais "machos" pelo MSN do que ao vivo. Talvez pelo fato de não mostrarem a cara, acham que podem falar o que quiser sem maiores problemas.
Com toda essa tecnologia disponível, deveríamos ter mais tempo para fazer as coisas que realmente importam. Negativo! Estamos cada vez mais atarefados, ou será que aparentamos estar atarefados?

Com tudo isso, não paramos para pensar o que estamos fazendo ou como estamos fazendo ou ainda o porque de estarmos fazendo isto e não aquilo. O pior é que nem percebemos como nossas ações afetam todo o ambiente à nossa volta. Cada passo dado altera toda uma cadeia de relações delicadamente conectadas. Efeito borboleta? Porque não? Estamos todos sujeitos a alterações no meio ambiente. O cara que decidiu sair 5 minutos mais cedo de casa acaba se envolvendo em um acidente totalmente imbecil em uma esquina com probabilidade 0 (Zero) de acontecer um acidente. Só isso já muda o rumo da vida dele e de outros tantos que estão envolvidos no acidente, direta ou indiretamente. Não tem jeito, essa teia de relacionamentos é praticamente infinita dentro do nosso mundo.

Além disso, parece que quando algumas mudanças começam a acontecer na nossa vida, elas acontecem em bandos, ou seja, vêm todas juntas e algumas vezes fica difícil gerenciá-las. Acredito que a mudança é uma energia, que vai se acumulando ao longo de tempo e chega num ponto em que ela atinge úm nível tão elevado que não consegue mais ser contida e explode, fazendo que sua vida sofra alguns reveses, uns bons e outros não tão bons assim.
No meu caso, aconteceu tudo neste primeiro trimestre de 2010. Vejam só o que me aconteceu num curto período de tempo:
- No final de dezembro, voltei para minha casa em Campo Limpo Paulista. Estávamos morando em Barueri há 2 anos, como um experimento. Minha casa em Campo Limpo Paulista tinha ficado praticamente desabitada, sendo utilizada como casa de campo. Voltamos e agora estamos felizes no nosso novo-velho lar.
- Dia 14 de janeiro, eu caí com a minha moto. Essa moto era o meu sonho de consumo realizado e eu estava completamente feliz com ela. A queda não foi forte do ponto de vista físico mas me deixou fragilizado por várias semanas. Hoje já estou recuperado e pensando em comprar outra moto.
- No final de janeiro meu carro se meteu numa poça de água maior do que a capacidade dele. Entrou água no motor e fez um belo buraco. Resultado: Tive que trocar o motor. Pelo menos o seguro pagou mas, fiquei um tempo sem carro... e sem moto...
- No meio de fevereiro, consegui fazer um negócio com um parente, passando minha carta de crédito de um consórcio que eu estava pagando e fiquei com o carro dele. Quitei o consórcio e fiquei sem a dívida e com um belo carro.
- Ainda no meio de fevereiro, recebi uma proposta para mudar de emprego e assumir a gerência da área de software em uma empresa que eu tinha trabalhado 2 anos atrás. Mudei de emprego.

Assim, minha vida mudou nestes 4 meses e, com certeza, afetou a vida de muitas pessoas. Só hoje eu parei e me dei conta de tudo o que passou neste começo, ou seja, fiz um balanço de como foram estes primeiros meses de 2010, pensando que ainda temos 8 meses pela frente.
Mal posso esperar para ver o que vai acontecer.

Paz a Todos
MF

quarta-feira, 3 de março de 2010

Quem está no comando?


Hoje fui ao SERASA buscar o certificado digital da minha empresa, o e-CNPJ. Este certificado é exigido em algumas transações eletrônicas e, no futuro, será utilizado para tudo. Nada poderá ser feito sem este certificado.
Saindo da sala do SERASA, notei uma empresa de advocacia em frente que não me lembro o nome mas um detalhe não passou despercebido. Estava escrito na porta da empresa: Deus está no comando.
Por um instante me perguntei o que leva uma empresa de advocacia a colocar uma frase destas em sua porta. Qual a relação entre Deus e advogados? Existe até uma piada sobre advogados mais ou menos assim:

Chegam às portas ao céu ao mesmo instante 2 homens. O primeiro chegou e se identificou:
- Olá, meu nome é Ronaldo Maurício dos Santos e na terra eu era advogado.
- Muito bem, disse o recepcionista do céu, aqui está a chave da sua Ferrari. Pode pegar esta auto-estrada e dirigir na velocidade que desejar pois aqui não temos limites de velocidade. O senhor vai encontrar o seu palácio em poucos minutos e estarão lhe esperando 30 criados e 120 mulheres, as mais belas do paraíso, para atender a todos os seus desejos. Mulher, comida e bebida à vontade, sem prazo de validade. Aproveite!
O advogado pegou sua Ferrari e saiu quase a velocidade da luz. Chegou o outro homem e disse:
- Olá, meu nome é João Paulo II e na terra eu era papa.
- Muito bem, disse maquinalmente o recepcionista, Vossa Santidade pode pegar esta picada aqui ao lado e caminhar por 2 horas. Vossa Santidade vai encontrar uma choupana simples, mas aconchegante. Terás que limpá-la e deves trabalhar para conseguir o próprio alimento.
O papa ficou revoltado e disse:
- Escuta aqui meu amigo, você não entendeu, porque o advogado teve todas as regalias de um rei e eu, um papa, não tenho nada disso?
- Então Vossa Santidade, o negócio é o seguinte, papa aqui no céu temos de monte, agora, advogado, é o primeiro que chega…

Não acredito que eles sejam assim, tão maus, mas muitos não merecem mesmo ir para o céu.
Bom, mas onde eu quero chegar com este início?

Esta frase, Deus está no comando, é um tanto controversa para os dias atuais.
Recentemente tivemos o terremoto no Haiti e outro não menos potente no Chile. Estes dois terremotos quase desmontaram a estrutura destes 2 países. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas além de um número enorme de mortos e desaparecidos que estão longe de serem exatos.
Com tudo isso eu pergunto: Quem está no comando? Deus?
O Deus que eu conheço (Seja lá o que Ele seja), que me ensinaram, é um Deus infinitamente bom e justo, pai misericordioso e benevolente. Ele não seria capaz de sacudir os alicerces da Terra e deixar morrer esta quantidade enorme de pessoas, filhos dele, independente da nacionalidade ou crença/religião.
Me lembro de um filme em que o Diabo conversa com um simples mortal. Numa das passagens mais interessantes do filme este Diabo diz ao seu oponente algumas coisas sobre Deus, seu inimigo. Era mais ou menos assim:

- Você continua acreditando em Deus? Não entendo por que. Ele é um sádico e se diverte com o que acontece aqui.
- Veja, se alguma coisa boa acontece dizem: - Nossa, como Deus é bom!
- Agora, se alguma coisa de ruim acontece, dizem: - Puxa vida, que barbaridade! Mas Deus age de maneiras misteriosas…

Olhando pelo lado do "Diabo", não deixa de ser um comentário intrigante. Pouco convincente, mas intrigante.
Deus não é um sádico, com certeza, Ele é o pai de todos os seres na terra (Mais, do Universo) e tenho certeza que quer o melhor para todos os seus filhos. Simplesmente não entendemos o que está acontecendo na nossa Terra. Terremotos, tsunamis, furacões cada vez mais fortes e o clima doido, inclusive com chuvas torrenciais, nos dão mostras de que alguma coisa está para acontecer. Eu já escrevi alguma coisa num post anterior sobre 2012, mas tudo não passa de um monte de especulações sobre previsões Maias e de Nostradamus, entre outras. Não sabemos o que realmente está para acontecer. É esperar para ver.

Esperemos que, se Deus realmente estiver no comando (E espero que esteja mesmo!), saiba o que está fazendo pois nós, simples seres mortais rastejantes, estamos cada vez mais precisando de esperança na vida. Resta-nos viver um dia de cada vez e fazer o melhor que pudermos para nossa vida, de nossa família e nossos amigos.

Paz a todos
MF

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Acidente de percurso

Bom dia,

Esta semana eu sofri um acidente com minha moto enquanto me dirigia ao trabalho. Não vou me ater aos detalhes do acidente aqui, mas em resumo, foi um cachorro que apareceu do nada assim, na minha frente, não dando tempo para frear. Fui pro chão e o cachorro, infelizmente, morreu. O que me salvou do pior foi o meu equipamento de segurança: Jaqueta, Luvas e Capacete. Sem eles eu estaria bem pior.

Eu nunca tinha sofrido um acidente assim de moto e fiquei temporariamente fragilizado. Eu tive muita sorte pois não quebrei nada, apenas estou com uma dor nas costas por causa do tombo. Além disso, na minha queda, fui auxiliado por diversas pessoas que, com muito carinho e atenção, me ajudaram à chamar a ambulância e avisar a minha esposa do acidente.
O pessoal da equipe de resgate de Campo Limpo Paulista foi muito profissional e me ajudaram sempre conversando comigo durante o percurso até a emergência do hospital e depois, já no hospital, estavam sempre me dizendo o que iriam fazer e o porque. Agradeço de coração pelo carinho que me dedicaram no curto tempo que estive com eles.

Depois que eu me vi no chão, caído e entregue, pensei somente na minha família. Como eles iriam receber a notícia?
Quando eu estava no hospital, em cima de uma maca e com um imobilizador no pescoço, minha esposa chegou e foi me ver. Até então eu tinha me mantido firme mas, quando a vi, desabei em choro e pedi desculpas por tê-la colocado naquela situação. Acho que eu precisava chorar, desabafar, coisa assim.
Depois, passei por um exame rápido com o doutor, expliquei como ocorrera o acidente e que as pernas e braços estavam bem, apenas uma forte dor no peito e costas. Fui direto para o Raio X para verificar se alguma coisa estava quebrada nesta região.
Esperei deitado na maca, ainda imobilizado, enquanto o Raio X ficava pronto. Logo depois o médico chegou, junto com a minha esposa, e me disse:
- Eu queria que você ficasse mais um tempo aqui conosco, mas seus amigos e sua família insistem em te levar embora, já que não aconteceu nada de mais grave com você.

Nesse momento não me contive e chorei de novo. Acho que a tensão da espera e a preocupação de uma notícia ruim me deixaram ainda mais fragilizado. Até agora eu estou assim, meio triste, mas pensando que poderia ser pior e que tive muita sorte. Acho que eu fui amparado por algum bom espírito que não deixou que algo pior acontecesse com o meu corpo.

Eu agradeço a Deus por ter sido amparado por ele durante este duro episódio em minha vida. Deus colocou pessoas na minha vida que me auxiliaram no momento que eu mais precisei. Família, amigos e até desconhecidos não mediram esforços para me amparar. Sou grato a todos eles de uma forma que não consigo expressar aqui em palavras, pois elas seriam por demais pobres para expressar estes sentimentos.

Agora, vou me recuperar e voltar a minha vido normal. Peguei uma licença médica e vou ficar alguns dias em casa, pois mal consigo andar e a respiração é difícil devido às dores.

Percebi o quanto nossa vida é frágil e podemos perdê-la num curto espaço de tempo. Temos que aproveitar ao máximo nossos momentos com as pessoas que amamos para que não nos arrependamos mais tarde de não ter tido tempo para demonstrar o quanto eles são importantes em nossa vida. Sem eles, a vida perde todo o sentido e não conseguimos sobreviver por muito tempo.

Paz a todos
MF