Boa noite a todos,
Minha empregada me olhou com uma expressão de surpresa hoje cedo quando me perguntou o que eu costumava comer na sexta-feira santa. Eu respondi: -Acho que vou fazer um churrascão; picanha, linguiça, frango, pão de alho e uma cerveja bem gelada.
Não sei se foi olhar de surpresa ou de dó. Dó de mim, claro.
Quem diabos foi que inventou que na sexta-feira santa devemos comer bacalhau? Deve ter sido a indústria de bacalhau, que deve se entupir de dinheiro nesta época do ano.
Na verdade, isso faz parte de uma tradição da Igreja segundo o qual devemos fazer abstinência de carne na Sexta da Paixão e na Quarta de Cinzas.
A Sexta da Paixão é o dia em que ocorreu a morte de Cristo e a Igreja diz que, em respeito à morte de Cristo, não se derrame sangue nesta data, o que acontece quando se mata um boi, um porco, etc. Não há sangue (Pelo menos não visivelmente) quando se mata um peixe.
Outra explicação dada é que o peixe tem um significado especial para os cristãos pois a palavra peixe em grego formava as iniciais de Jesus Cristo Filho de Deus Salvador (Ou alguma coisa parecida).
No final, esse negócio de deixar de comer carne é mais um dos dogmas da Igreja que nos é enfiado goela abaixo, através da opressão e dominação pela força que a Igreja praticou através dos séculos e que tenta até hoje de formas mais, digamos, "amenas".
Veja, por exemplo, o caso da garota de 9 anos de idade, de Recife, que foi estuprada pelo padastro e que foi submetida a um aborto legal, apoiado pela mãe.
Toda a equipe médica que fez o aborto e a mãe foram excomungadas pela Igreja. O padastro, que foi o autor do estupro, não foi. Interessante, não?
Excomunhão: Aplicada pela Igreja, é prevista em seu Código de Direito Canônico. Ela impede a participação do indivíduo na vida litúrgica da Igreja, e implica em perda dos seus direitos como batizado.
São motivos para a excomunhão automática:
- A Heresia: Não aceitar os dogmas da Igreja (Já me ferrei neste primeiro)
- O Cisma: Rompimento com a doutrina da Igreja (Caí nesse também)
- Apostasia: Abandono da fé (Neste eu não tenho certeza, pois tenho fé em muita coisa, não necessariamente no que a Igreja acredita. Pensando bem, acho que dancei neste também)
- Consagrar bispos sem autorização papal: Com punição aplicada a consagrantes e consagrados
- Jogar fora hóstias consagradas ou símbolos religiosos ou usá-los para sacrilégio (Jogar fora "santinhos" de propagando política faz parte de "jogar fora simbolos religiosos"? - Dancei)
- A prática do aborto
- A violação de confissão
- Agredir fisicamente o papa ou bispo. (Ah, mas abaixo do bispo, você pode descer o pau em todo o clero)
O mais interessante é que o estupro, assassinato, roubo, sequestro e outros crimes ediondos não entram na lista.
Ou seja, você pode ser padre e ser pederasta ao mesmo tempo. Isso pode. Tanto pode que o número de padres gays e pederastas só não é maior porque a igreja coloca panos quentes, quando pode.
Antigamente a Igreja queimava, torturava ou fazia o diabo com a pessoa que cometia um perjúrio, através da Inquisição. Olhar torto para um membro da Igreja era motivo para levar umas chicotadas. Muitos cientistas famosos foram humilhados pela Igreja por falar a verdade do mundo, que era contrária a Igreja. Galileu foi humilhado publicamente por colocar a Terra fora do centro do Universo (Seguindo o modelo Copernicano) e teve que se retratar para não morrer pelas mãos da Igreja. Depois disso Galileu foi mantido em prisão domiciliar e proibido de divulgar suas idéias. Mas estas foram contrabandeadas para a França e publicadas assim mesmo. Não há como frear o desenvolvimento e a proliferação da verdade.
Com tudo isso, a Igreja se mantinha no "topo da cadeia alimentar", mandando e desmandando. Ela foi perdendo poder com o tempo, mas ainda mantém a pujança do que já foi no passado. Aquele ranço permanece, como uma empresa que já foi pública e foi privatizada, contém um ranço de estatal, acontece o mesmo com a Igreja.
A Igreja precisa manter as propriedades e riquesas dela. Ela prega a pobreza mas vive no luxo. O papa, em pleno século 21, proíbe o uso de preservativo dizendo que devemos ter abstinência sexual. Ele só se esqueceu de avisar os funcionários (E funcionárias) dele dessa máxima.
Claro, ele tem que manter a ordem social e os bons costumes outorgados pela igreja. Mesmo que ele seja a favor do uso de preservativos, vai dizer o contrário, caso contrário seria um hipócrita.
A Igreja não evoluiu com o tempo. De quem ainda acredita na virgindade de Maria, pode-se esperar qualquer coisa. É um absurdo pensar que José, casado com Maria, já não tinha "mandado ver" na carne.
Fora isso, há um sem número de dogmas impostos pela Igreja com a seguinte máxima: Você tem que ter fé cega, sem questionamentos, no que nós da Igreja dizemos. Só assim serás salvo.
No final das contas, eu já vou pro Inferno por metade das palavras que escrevi neste post. Já fui amaldiçoado por um Evangélico que me disse que eu não poderia entender a Bíblia sem ter a permissão de Deus (Será que ele manda a permissão em 3 vias, protocolado, com firma reconhecida?). Outro maluco me disse que eu iria queimar no mármore do inferno (E ele realmente acreditou no que estava dizendo). Por último, outro que foi submetido a lavagem cerebral me disse que eu não tinha salvação, só quem estava na religião dele, ou que se convertesse.
Sou ateu? Não! E acredito que não existe quem seja 100% ateu. Eu acredito em algo maior, uma energia e não um velhinho barbudo, egoísta, punitivo e que escolhe filhos a dedo para serem seus preferidos.
Eu não preciso de intermediários para falar com Deus (O que quer que Deus signifique para mim). Não preciso de uma receita de bolo ou de horário fixo. Não preciso me ajoelhar diante de uma imagem de um homem preso na cruz ou de uma mulher com um véu. Não preciso beijar a mão do padre e nem pedir perdão a ele por "ter pecado".
Não preciso colocar uma bolachinha branca e sem gosto na boca para acreditar que Jesus Cristo esteve aqui e deixou uma mensagem, nem preciso fazer os sinais da cruz na testa, no nariz e no peito muito menos ficar repetindo uma oração uma dezena de vezes achando que, quanto mais eu rezar mais estou carimbando minha passagem para o céu.
Minha passagem para o céu (Qualquer que seja este tal de "Céu") será carimbada através do que eu fizer em vida e de como minha consciência estará lidando com isso.
Detesto dogmas, pois estes só servem para cercear minha liberdade de agir e de pensar.
Meu único dogma é: "Não existem dogmas".
Antes de encerrar totalmente este post (E antes que um raio caia na minha cabeça), vou deixar uma piadinha que lembrei (Por causa do raio).
***************************************************************************
Um garoto estava sentado na calçada com um alfinete na mão e tentava espetar uma formiga. Ele espetava e errava, dizendo assim:
- Errei Porra!
E tentava de novo...
- Errei Porra!
Um padre que passava observou o garoto e disse calmamente: - Filho, não faças isto com uma criatura de Deus!
O garoto: - Padre, vossa santidade não tem uma missa para fazer? Vai lá e me deixa.
E continuou espetando a pobre formiga:
- Errei Porra!
O padre: - Filho, pára com isso. Deus não gosta de crianças que desobedecem os adultos.
O garoto: - Padre, vossa eminência não tem alguns fiéis para cuidar? Vai lá!
E continua tentando espetar a pobre formiga: - Errei Porra!
O padre, já sem paciência, diz: - Tomara que um raio caia na sua cabeça!
Neste instante, um raio cai dos céus e fuzila o padre...
Lá de cima, surge uma voz, tronitroante: - ERREI PORRA!
***************************************************************************
Paz a todos
MF
PS: Antes que eu me esqueça, alguém se convida a um churrasco em casa na sexta da paixão?
O Poder da Escolha e O Efeito Borboleta
Há 14 anos
