quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mudança


Bom dia!

Terça feira foi um dia "daqueles". Eu me mudei de volta para a minha casa em Campo Limpo Paulista.
Para quem não me conhece, eu fiquei por 2 anos morando em Barueri e mantendo a minha casa em Campo Limpo Paulista para uso aos finais de semana. Agora voltei.
Mas, na verdade, a mudança começou na segunda, quando minha esposa e mais uma amiga desmontaram o apartamento e colocaram tudo em caixas, sacolas e bolsas. É somente nestes momentos que percebemos quanta porcaria juntamos ao longo de 2 anos.
Aí na terça bem cedinho o caminhão chegou, carregou tudo em 2 horas e partimos para Campo Limpo Paulista.
Depois de descarregar o que sobrou foi uma visão de profundo desolamento. Um monte de coisas para arrumar.
Agora, antes de sair do apartamento, dei uma boa olhada para trás, todos os cômodos vazios mas, será que é só isso? Será que quando nos mudamos levamos somente as coisas materiais?
Acredito firmemente que não!
Embora eu seja bastante cético com relação a muitas coisas (E as vezes isso me torna um pouco irritante para com outras pessoas), acredito que há energia em tudo, desde uma pessoa até uma pedra.
Estamos rodeados por energias, sutis ou não, que podemos enxergar ou não. Veja, utilizamos energia elétrica e nem por isso a vemos (A não ser nos raios, em tempestades); utilizamos energia solar e não a vemos. Outras energias são tão ou mais importantes para a vida. Veja por exemplo o magnetismo, que está em quase tudo que usamos hoje e não a vemos, apenas percebemos o seu efeito. O mesmo ocorre com a energia nuclear, que ocorre no fundo do átomo e a sentimos aqui, no nível macroscópico. Se formos pensar, é bem louco não?
Além disso, temos outros tipos de energia que nem imaginamos como seja, pelo menos não as pessoas normais. Essas energias podem ser sentidas por algumas pessoas incomuns e estão à nossa volta, queiramos ou não.
Assim, quando nos mudamos de ou para uma nova casa, o que levamos junto não é somente um monte de caixas e sim um pouco da energia do local. Assim como levamos energia, deixamos um pouco da nossa própria energia.
Assim, a casa em que vivemos está impregnada com a nossa energia e, se estamos vibrando positivamente (estou usando o termo "vibrar" em sua forma mais genérica), acredito que esta boa energia flua por toda a casa dando uma sensação de bem estar geral em todos os ocupantes ou visitantes.
Da mesma forma, se temos sempre problemas de brigas ou doenças na casa e não conseguimos dissipar esta energia, a casa fica um pouco mais pesada.
Quantas vezes não entramos numa casa e sentimos um bem estar imediato e, instintivamente, soltamos um comentário mais ou menos assim: - Nossa, bela casa, que lugar gostoso. A casa está impregnada com energia positiva.
Por outro lado, quando entramos num local onde as energias estão pesadas ou desajustadas, nos sentimos mal e podemos sentir seus efeitos mesmo depois que saímos da casa, pois todo o tipo de energia se mistura com a nossa e, queiramos ou não, levamos um pouco da energia da casa conosco.

Minha esposa tem um pêndulo de cristal que fica girando conforme a energia que um cômodo ou uma pessoa emitem. Existe até uma ciência para isso, que se chama Radiestesia. Os defensores da Radiestesia dizem que podem captar energia de qualquer coisa ou objeto; já os críticos dizem que trata-se de uma pseudo-ciência sem qualquer fundamento.
Ciência ou não, só sei que o pêndulo fica girando, pendurado na mão de minha esposa e, na minha mão, não. Será que eu tenho alguma energia que cancela a que o pêndulo pode detectar? Não sei.
Deve ter alguma coisa lá, que faça o pêndulo girar, alguma força que ainda não entendemos completamente, que pode ser tão sutil que seja difícil de se detectar. Vou fazer umas pesquisas e colocar alguma coisa num próximo post.

Vejam, acredito em energias, sejam elas sutis ou não, mas não acredito em misticismo. A 200 anos trás a energia elétrica poderia ser vista como algo sobrenatural, e hoje sabemos que não é, e dependemos dela para praticamente tudo.

Muito ainda tem que ser estudado, testado, verificado e descoberto. Acredito que todas as energias que conhecemos ou não fazem parte da natureza e foram colocadas aí por Deus para que as usemos. Não acredito em coisas sobrenaturais; além do que, sobrenatural é alguma coisa que ainda não sabemos o que é, e ponto.

Assim, quando eu saí do apartamento, deixei boas energias para que os próximos ocupantes se sintam bem ao entrar e possam, depois, mesclar outras boas energias com as nossas para que o local fique cada vez mais gostoso.

Espero que, em minha casa, todos que a visitem se sintam bem. O que mais gosto de ouvir quando recebo visitas em casa é: - Nossa, que lugar gostoso!!! (Claro, um - "Nossa, que cerveja gelada deliciosa!!!" é sempre importante também rs...)

Boas Energias e Paz a Todos
MF

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O "Dia Motoboy"


Boa noite,

Hoje foi o meu "Dia Motoboy". O que significa isso? Vou contar...
Como a maioria (97.45% segundo última pesquisa Galop) dos meus leitores sabe, eu sou motociclista (Talvez daí venha o nome do blog), ou seja, prefiro 2 a 4 rodas por uma série de razões, além do prazer de dirigir uma moto e a facilidade de locomoção na cidade grande.
Mas, na minha família (Que não é tão pequena assim), eu sou o único motociclista. Mas e aí? O que isso tem a ver?
Significa que todos os serviços que ninguém quer fazer por ser demorado ou longe eles elegem o motociclista da família, que sofre uma promoção sumária e irrestrita para Motoboy. É sempre aquela coisa, onde tem que levar um documento num lugar bem longe ou pegar um exame médico, coisas assim, básicas. É sempre aquela história:
- Ah, de moto é muito mais rápido.
- Não existe trânsito para moto.
- Você vai costurando o trânsito e chega rapidinho.
- Se chover, olha, toma cuidado, leva a capa de chuva...

Hoje, então, tive a tarefa honorífica de buscar os exames odontológicos de meu filho na Vila Mariana e deixar outros documentos para uma pessoa na Barra Funda, a pedido de Mamãe. Bom, como estou em Barueri, é uma distância legal.
Saí umas 10:40hs, equipado e preparado para o pior, ou seja, a chuva. Tracei meu percurso da seguinte forma:
- Barueri-Vila Mariana via Castelo, Marginal Pinheiros, JK e Túnel Airton Senna
- Vila Mariana-Barra Funda via Paulista, 13 de Maio e Elevado
- Barra Funda via Marques de São Vicente, Ponte Piqueri, Marginal Tietê e Castelo

Traçado o percurso, saí tranquilamente. Encarei um trânsito razoável no final da Castelo, usei o corredor com cautela. Na Marginal Pinheiros tive o meu primeiro contratempo; começou a chover. Nesta momento, parei embaixo de uma ponte e tive o meu primeiro "Momento Motoboy", ou seja, coloquei a calça e a blusa plásticas para segurar a chuva. Nos mesmos 50 metros em que eu estava, outros 20 motoboys faziam a mesma coisa e conversavam animadamente. Entrei na conversa para não parecer A.S. (Anti Social) e depois peguei o meu caminho.
Com muita cautela consegui chegar à Vila Mariana, já bastante estressado, pois pegar trânsito em SP com chuva é cruel, para o corpo e para a mente.
A volta da Vila Mariana para a Barra Funda não foi menos cruel, pois o trânsito estava pesado e, apesar do que todos dizem, existe trânsito sim para as motos e deve-se ter muito mais cuidado ainda. Qualquer vacilada é chão!
Chegando à Barra Funda, parei a moto num bolsão de motos ao lado do Fórum, onde dezenas de motos de espremiam num espaço bem pequeno. Tive que fazer malabarismos, primeiro para estacionar entre 2 motos e depois para sair da minha moto. Tudo bem, consegui. Mais um momento sublime de Motoboy onde passei com louvor.
A volta foi tranquila, tinha parado de chover e voltei devagar, cantalorando músicas bem antigas, da época que eu ainda era criança pequena.
No final, foram pous mais de 2 horas e aproximadamente 90 km de percurso.

Cheguei cansado, tanto fisicamente quanto mentalmente. Parece pouco, mas 2 hs de trânsito em cima de uma moto, em SP, é cansativo.
Com isso, fiquei imaginando aqueles verdadeiros motoboys, que trabalham das 6 da manhã às 10 da noite, pegando e entregando de tudo, com aqueles baús atrás maiores que as motos. Acho que o sujeito entra em parafuso depois de um certo tempo e por aí entende-se as barbaridades que alguns fazem no trânsito. Não estou amenizando os erros, apenas tentando entender porque eles acontecem. Se em 2 horas eu me estressei, imagina o que acontece em 14, 15 hs todo santo dia. Depois os coitados levam o apelido de "cachorro louco"...

E olha que eu ainda pratiquei direção defensiva, ou seja, mantive uma distância segura dos carros, usei o corredor somente quando o trânsito estava parado, procurei não andar em cima das faixas pintadas no chão (Que com a chuva ela fica escorregadia) e dirigi tranquilamente, sem pressa, sem costurar.

Assim, da próxima vez que vocês virem um motoboy na rua (Ou muitos ao mesmo tempo), talvez um deles seja este cidadão que lhe escreve ou ainda, seja um pai de família, tentando ganhar a vida nessa loucura que é a cidade grande.
Deus proteja os motoboys.

Paz a Todos
MF

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Eu, Robô


Boa noite,

A computação tem evoluído em progressão geométrica ultimamente. Os computadores estão cada vez mais poderosos e as pesquisas em inteligência artificial têm alcançado limites antes nunca imaginados pelo homem. Aliado a isso a robótica agora está se aproveitando de todo este poder de processamento e novos materiais para evoluir junto. Onde será que vamos parar?
Alguns filmes já tentaram, de certa forma, prever o futuro das máquinas e computadores em nossa sociedade. Eu Robô, Matrix e O Exterminador do Futuro contam um final não muito agradável. Nestes filmes, os robôs se tornam conscientes em algum momento de sua existência e resolvem tomar conta do mundo, eliminando os seres humanos. Tudo termina em uma guerra horrível, milhões de mortes e um mundo devastado e dominado pelas máquinas. Será que o futuro nos reserva realmente esse final terrível e assustador? Seremos os criadores de um novo "organismo" capaz de nos aniquilar?
Hoje em dia dependemos das máquinas para praticamente tudo e não sei como nossa sociedade sobreviveria sem elas. Os computadores estão em todo lugar e a rede mundial (Internet) cresceu exponencialmente, conectando tudo a qualquer coisa. Hoje temos, além de computadores, até geladeiras conectadas à Internet, examinando o prazo de validade de cada alimento dentro dela e, se necessário, faz o pedido destes produtos direto no supermercado. Você será informado, pela sua geladeira, que o pedido de tal produto foi feito e que será entregue em sua casa.
Alguns duvidam que as máquinas um dia possam ter consciência mas, ao meu ver, muita gente anda trabalhando nisso, vejam alguns trabalhos que achei na Internet, todos do site Inovação Tecnológica.

Os Robôs estão vindo Será que estamos preparados? - Este artigo fala sobre a evolução dos robôs e como os cientistas estão fazendo o robô aprender, usando Inteligência Artificial, psicologia desenvolvimental, neurociência desenvolvimental e filosofia.
Cientistas criam cérebro robótico capaz de evoluir - Aqui o robô pode ser capaz de evoluir, como na evolução biológica, ou seja, crescer em complexidade ao longo do tempo.
Cérebro em um chip: nasce o primeiro protótipo - Cientistas querem desenvolver um chip com as mesmas capacidades de um cérebro humano, seria um chip neural.
A Internet está se auto-organizando em um megacomputador global - Auto-Organizando? Superorganismo global? Isso dá medo e me lembra a Skynet, do filme "O Exterminador do Futuro".
Máquinas morais: programas poderão decidir questões de vida ou morte? - Computadores decidindo o que é certo e o que é errado por nós, baseados em uma moral questionável. O que poderia ser mais tranquilizante?
Aplicativos inteligentes para internet têm autogerencimento e autocorreção - Isso é o máximo heim? Programas que se autogerenciam e se autocorrigem. O que poderia ser mais belo?

Juntando tudo isso, temos robôs que podem evoluir, pensar, ter moral e se corrigir automaticamente.
Essas são só alguns poucos artigos e ainda por cima bem superficiais. Pesquisadores no mundo inteiro estão desenvolvendo, criando, inventando, inovando e isso está nos levado a níveis imaginados somente, por enquanto, nos cinemas.

Será mesmo que seremos dominados pelas máquinas? Até quando teremos o controle sobre elas? Será que chegará um momento em que um organismo cibernético vai tomar uma decisão, baseada em sua moral, e essa decisão não vai agradar a maioria dos sers humanos mas, de acordo com a sua moral, será a decisão certa.
Espero sinceramente que não façamos isso. Computadores tomando decisões complexas pelos humanos beira a idiotice e não sei se será um bom negócio.

Paz a todos
MF

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Onde eles estão?


Boa noite,

Sempre que olhamos para o céu, a noite, nos deparamos com uma infinidade de pontos luminosos e são tantos que não conseguimos contar. Quando Galileu apontou o seu telescópio para o céu pela primeira vez não precisou de muito tempo para perceber que os pontos luminosos eram na verdade estrelas, não muito diferentes de nossa estrela mãe, o Sol. Além disso, viu outros planetas no nosso sistema solar e em particular, levantou detalhes da Lua nunca antes revelados.
Hoje, 400 anos depois de Galileu, temos telescópios gigantescos na Terra apontados para cima descobrindo novos elementos no zoológico estelar e para completar este arsenal temos ainda vários telescópios fora da Terra, onde a interferência atmosférica não atrapalha as observações. O mais famoso é o Hubble, que tem trabalhado arduamente por anos coletando as mais belas imagens do universo e, ainda por cima, em vários comprimentos de onda da luz, permitindo observar fenômenos não visíveis no comprimento de onda da luz que enxergamos normalmente.

Estrelas duplas, galáxias dos mais variados formatos, supernovas, aglomerados estelares, anãs brancas, anãs marrons, buracos negros e recentemente ocorre a busca por planetas extrasolares, ou seja, planetas que estejam orbitando estrelas outras que não o nosso Sol.
Já se descobriu uma vasta gama destes planetas através de métodos que fogem ao escopo deste post (Vou explorar este tema no próximo post) mas a maioria destes planetas não se parecem muito com a Terra e sim são mais parecidos com o nosso irmão maior, Jupiter.

E porque o homem tem trabalhado com tanto afinco para construir estes olhos gigantescos (além de tantos outros equipamentos) e apontá-los para o céu? Para responder a 2 questões básicas:
- De onde viemos ou, como tudo começou?
- Estamos sós no universo?

A primeira pergunta trata da origem do universo e, para isso, existem algumas teorias inclusive algumas falando sobre multiplos universos, ou seja, este nosso universo seria apenas 1 entre muitos. A teoria que é aceita com mais naturalidade hoje em dia é a do Big Bang, ou seja, o universo foi criado a partir de uma grande explosão. O espaço e o tempo foram criados (E continuam sendo criados) e, quase 15 bilhões de anos depois você está lendo este blog confortavelmente em sua cadeira. Vou deixar este assunto para um próximo post pois é por demais longo.
Quero me focar na outra pergunta. Será que somos os únicos habitantes deste universo dito infinito?
Desde muito tempo atrás o homem tem feito esta pergunta e por incrível que pareça, apesar dos esforços sem medida dos cientistas e pessoas comuns (Não que cientistas não sejam pessoas comuns... ahh, vocês entenderam) ainda continuamos sem uma resposta definitiva.
Além dos cientistas, vários filmes ao longo dos anos retratam contatos com extra-terrestres, amigáveis ou não. A lista vai desde o clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau, passando por Cocoon, Contato, Sinais, Guerra dos Mundos e tantos outros produzidos que a esta lista seria por demais extensa.

Mas agora façamos a pergunta: Estamos realmente sós no universo?
Vamos ponderar um pouco para tentar chegar perto de uma conclusão.
Veja, moramos num universo de 15 bilhões de anos de idade, ou seja, para qualquer lado que você olhar vai encontrar trilhões de galáxias com bilhões de estrelas, cada estrela provavelmente com um sistema planetário girando ao seu redor. Será que somente neste pedacinho apagado de areia no universo o todo poderoso e infinitamente inteligente, Deus, colocaria estas criaturas para viver ou , Ele, em toda a sua grandeza, espalhou vida por todo o universo, fazendo-a florescer de forma heterogênea, mas organizada, em quase todos os sistemas estelares existentes?
Com o objetivo de descobrir a resposta para esta intrigante pergunta, os homens vêm tentado detectar de qualquer forma emissões de rádio extraterrestres. O programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence - Busca por Inteligência Extraterrestre), iniciado em 1994, busca por evidências de vida extraterrestre através de algumas assinaturas de sua tecnologia. Atualmente o programa SETI busca por inteligência em nossa galáxia tratando os sinais recebidos por vários rádiotelescópios. Para obter mais informações acessar o site: http://www.seti.org/ (Em Inglês). Até hoje não houve nenhuma evidência de que temos vizinhos.
Existe um paradoxo, chamado "Paradoxo de Fermi". Fermi era um grande cientista e estava envolvido na busca por vida extraterrestre e, discutindo com os colegas a idéia que, a partir da idade extrema do universo e seu vasto número de estrelas sugere que, se a terra for típica, a vida extraterrestre deveria ser comum. Com essa idéia, ele formulou a seguinte pergunta: "Onde eles estão?". Essa pergunta foi feita motivado pela total falta de evidências de contatos ou naves e sondas extraterrestres.Isso é realmente intrigante. É a mesma coisa de morar numa rua cheia de casas mas nunca ver os vizinhos.
Mas, quantas civilizações tecnicamente avançadas poderiam existir em nossa galáxia, a Via Láctea? Houve uma tentativa proposta por Frank Drake, em 1961, de maneira a estimar o número de civilizações em nossa galáxia com as quais poderíamos ter a chance de estabelecer comunicação.
A Equação de Drake é formulada abaixo:

N = R* x Fp x Ne x Fl x Fi x Fc x L
Onde:
N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter a chance de estabelecer comunicação
R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia
Fp é a fração de estrelas que possuem planetas em sua órbita
Ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas
Fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida
Fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligenteFc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação
L é o tempo esperado de vida de tal civilização

Drake forneceu valores baseados em suas pesquisas:
R* - estimado em 7/ano
fp – estimado em 0,5
ne – estimado em 2
fl – estimado em 0,33
fi – estimado em 0,01
fc – estimado em 0,01
L – estimado como sendo 10 000 anos
Segundo os dados de Drake, temos uma estimativa que resulta:
N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31

Ou seja, existem pouco mais de 2 civilizações, na nossa galáxia, com chance de estabelecer comunicação conosco.
Claro, esta equação é amplamente criticada baseando-se no fato de que vários fatores são conjecturas tornando seu valor nulo. Outra crítica é que Drake não prevê que as civilizações possam sair da sua galáxia mãe para colonizar outras galáxias. Assim sendo entrariam também em conta as equações da dinâmica populacional.
Algumas hipóteses sobre o porque não somos contactados ou não temos visto seres extraterrestres são:
- Hipótese da Terra rara : Diz que o desenvolvimento de vida na Terra exigiu uma improvável combinação de eventos e circunstâncias astrofísicos e geológicos, concluindo-se que a vida complexa não é comum, resolvendo de certa forma o Paradoxo de Fermi. Ver Hipótese da Terra Rara
- Hipótese do Zoológico : De acordo com esta hipótese, os extraterrestres estariam em uma fase de observação da humanidade e da Terra, evitando entrar em contato direto ou influenciar as sociedades humanas, da mesma maneira que os cientistas modernos procedem ao estudar animais em um zoológico. Ver Hipótese do Zoológico

E o que eu acho?
Bom, eu acho que se somente existisse vida no nosso planeta, seria um enorme desperdício de espaço e acho que Deus, em sua infinita inteligência, não colocaria vida somente neste pequeno e apagado planeta. Acredito que a vida em outros planetas e muito mais comum do que podemos imaginar ou calcular. De certa forma as enormes distâncias físicas impedem que civilizações com o nosso nível de avanço tecnológico consiga se aventurar nas estrelas.
Vejamos, a estrela mais próxima da Terra (Depois do Sol, claro) é Próxima Centauri, que está a 4,2 anos-luz ou ainda 40 trilhões de quilômetros. Quem já leu um de meus posts sabe que 1 ano luz é a distância que a luz percorre em um ano, o que é muito. Se uma nave viajasse para Próxima Centauri à velocidade de 77,3 km/s (esta é a velocidade da Voyager 1, a nave mais rápida já construída pelo homem), demoraria pouco mais de 16.600 anos, ou seja, simplesmente impraticável. A não ser que o homem desenvolva tecnologia para viajar pelo espaço-tempo (através das teóricas dobras espaciais ou distorções espaço-temporais) a viagem à outras estrelas ainda está longe de se tornar uma realidade. Hoje em dia mesmo viagens à planetas do nosso sistema solar (Marte, por exemplo) envolvem tecnologia de altíssimo nível e, mesmo assim, ainda não estamos prontos. Clique em Viagem Interestelar para ler algumas coisa a mais sobre viagens interestelares.

Então, meus queridos leitores, quem sabe um dia veremos grandes e poderosas naves espaciais pousarem em nosso planeta com o objetivo de compartilhar experiências, não para nos matar ou ainda tomar nosso planeta e nos fazer de escravos galáticos. Isso é coisa de americano,que só pensa que alguém quer nos atacar ou que eles tem que atacar alguém.

Paz a todos
MF

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quer emagrecer? Pergunte-me como!




Boa Noite!

Semana passada deixei de lado todas as sugestões e conselhos dadas por amigos e especialistas sobre comidas ditas "saudáveis". Estou dizendo isso pois foi a "Semana Pé na Jaca". Isso significa que eu meti o pé na jaca no sentido culinário, ou seja, comi o que não devia praticamente todo dia, especialmente na terça-feira, que foi o auge da lambança.
Começou no café da manhã, onde mandei ver um belo omelete, fora pão e yogurte. No almoço fui ao Giraffas e matei o maior hamburguer que estes tinham lá, acompahado de batata frita e refri e, para fechar o almoço, um milkshake de morango. No meio da tarde comi um pacote de chocolate meio amargo, uma delícia de chocolate. A noite, depois do treino de tênis, fui no Fridays e mandei ver numa costela suína com um molho Jack Daniels e, como sobremesa, um super milkshake gigante de chocolate.

Nossa, terminei a terça-feira totalmente satisfeito e muito, muito feliz.
Hoje em dia existe um apelo forte por comida natural e saudável mas eu fiquei pensando o seguinte: Quando vocês vão à uma churrascaria normalmente o pessoal que está se fartando com os queijinhos, picanha, linguiça, frango, coração, costela, maminha, alcatra, etc etc, estão todos muito felizes. Agora, vá a um restaurante vegetariano (Ou, se quiser barbarizar, Vegan). Além de você encontrar alguns tipos estranhos, quase ninguém está rindo ou com uma expressão de felicidade plena. Parece que estão tristes. Isso me leva a crer que o vegetarianismo deixa as pessoas tristes. Será?

Neste sentido, as pessoas lutam com toda a força para emagrecer, ou manter o corpinho atlético, no meu caso... Eu, por exemplo, jogo tênis 2 a 4 vezes por semana e, quando não estou jogando, estou correndo no mínimo 5 km por dia.
Inclusive nesta semana, que estava em Brasília, corri uns 20 minutos depois do treino de tênis na terça-feira e foi tranquilo. Quarta a noite vim para Vitória e fui correr na praia na quinta a noite. Tive uma dificuldade terrível e me senti pesadão. Pensei: - Será que a semana pé na jaca me prejudicou tanto assim? Mas acho que não, pois vejam que, através de uma análise fria e calculista e, usando um pouco de física básica, temos respostas para toda as questões sobre a vida, o universo e tudo o mais (Acreditem ou não, esta resposta não é 42).

Eu estava em Brasilia, a 1.172 metros do nível do mar, o seja, a pressão atmosférica a esta altitude é menor do que ao nível do mar pois, afinal de contas, temos 1.172 metros a menos de ar acima de nós, o que deve ser considerado num cálculo mais apurado.

Em Vitória estamos ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é 1 atm.
Onde eu quero chegar com isso? Vale aqui alguma conceituação sobre pressão atmosférica.

Em termos gerais, pressão atmosférica é a força por unidade de área exercida pela atmosfera contra uma superfície. Quanto maior a força, maior a pressão. As unidades de pressão mais utilizadas no meio científico são: atm (atmosfera), bar (milibar) e hPa (hectoPascal). O ar, embora tênue, tem peso. Cada pessoa tem em média um corpo com superfície de 1 metro quadrado, quando adulto. Sabendo-se que a pressão atmosférica ao nível do mar é 1 atm (101 325 Pa ou 1013,25 hPa=mbar), isso significa que, neste local, uma pessoa suporta uma força de 100 000 N relativo à pressão atmosférica. Como o corpo está em equilíbrio (A pressão interna se equilibra à pressão externa) a pessoa não sente essa força esmagadora sobre ela. Qualquer variação de pressão se distribui integralmente sobre o corpo, de acordo com o Princípio de Pascal. O peso normal do ar é 1 kg/cm2 e este peso diminui com o aumento da altitude. Simplificadamente, a pressão diminui 1 hPa (Ou 1 mbar) a cada 8 metros que se sobe. A uma altura de 1.172 metros acima do nível do mar teremos aproximadamente 0.85 kg/cm2 ou 15% a menos de pressão sobre nosso pobre corpo. Isso deve fazer uma boa diferença.

Temos ainda a gravidade terrestre que nos mantém presos à superfície da terra. Esta força da natureza diminui de maneira inversamente proporcional ao quadrado da distância ao centro da Terra. Para simplificar, temos a seguinte fórmula que mostra a força que sentimos com a distância:

F = K.M.m /d^2
Onde K é uma constante que vale 6,6742 x 10^-11 Nm^2/Kg^2
M é a massa do corpo 1 (No caso, da Terra)
m é a massa do corpo 2 (No caso, sua massa)
d é a distância entre o corpo 1 e o corpo 2
Temos também a famos fórmula: F = m.a
Onde F é a força exercida sobre um corpo de massa m para acelerá-lo com uma aceleração a.
Igualando as duas fórmulas e dando um tapa temos a seguinte fórmula para calculo da aceleração da gravidade:
g = K.M/d^2
Onde K, M e d são os mesmos da fórmula anterior. A gravidade que nos mantém presos à Terra, pode ser calculada a partir daí. Considerando a distância ao centro da Terra no equador, de 6.400 Km e massa da Terra de 6,02 x 10^24 Kg, a gravidade que obtemos é:
g = 9,80925 m/s^2
Este é o valor que aprendemos na escola.
Agora, supondo que em Vitória temos esta gravidade, por estarmos ao nível do mar e, quando subimos para 1172 metros, em Brasilia, a gravidade deve ser menor. Calculando novamente para este valor adicional, temos:
g = 9,80565 m/s^2
A diferença da aceleração da gravidade aqui é de 0,0036 m/s^2, ou ainda 0.037% de variação. Isto significa que a força que sentimos nos puxando para baixo é 0,037% menos quando estamos em Brasília, comparando-se à Vitória.
Com tudo isso, se você acompanhou ou não os cálculos, concluo que, para se sentir relativamente mais leve, basta subir alguns metros. Mas não são poucos metros pois, se você estiver acima do pico do Everest (Mais ou menos 10 Km), a gravidade será apenas 0,3% menor que ao nível do mar.
Agora, se você achou tudo isso muito complicado e no final a diferença é muito pequena, vá para a academia, feche a boca para as porcarias da vida e comece a se alimentar de forma responsável porque afinal, enquanto você está usando este corpinho que Deus lhe emprestou para se arrastar
por este mundo, cuide dele muito bem. Você não vai se arrepender.
Paz a todos
MF




sexta-feira, 17 de julho de 2009

Estamos seguros! Ou Não...



Boa noite,




Todas as pessoas que trabalham na área de segurança do trabalho sabem como é importante um ambiente onde as pessoas conhecem as normas de segurança, e a respeitam.As empresas tem investido nesse sentido e, uma das formas de investir é treinar os funcionários.

Uma amiga recentemente foi trabalhar numa grande empresa, multinacional, com bastante prestígio no seu setor. Antes de poder andar pelas dependências desta grande empresa ela teve que passar pelo chamado "Treinamento de Segurança", que compreende 2 dias com os técnicos especialistas na área de Segurança no Trabalho, passando todas as normas e procedimentos utilizados por esta grande empresa.

Após o primeiro dia, ela me mandou um email comentando sobre o primeiro dia de curso e, qual não foi a minha surpresa, ela me mandou uma série de frases ditas pela então especialista durante este primeiro dia (Ou parte dele).

Muito me chocou ver as frases ditas por esta "especialista" mas... Vejam por si mesmos e tirem suas conclusões.

- Iniciando o Treinamento:

"e vamo sipô"
"se você vinhé"
"o corpo é nossa maior propiedade"
"a gente tem que ter esse conceito prevencionista, pra prevenir mesmo né"


- E a aula começa:

"todo cuidado na usina é pouco, um capacete não impede que a sua cabeça seja esmagada não, viu!?" - Pra quê usar então, se vai ser esmagada mesmo rsrs

"e a sua cabeça pode até ser amputada!" - Só se for a dela...

"os danos material"

"vamos pedir que a gente não precisarmos passar por isso"

"um funcionário meu sofreu um acidente, infelizmente não morreu, mas ficou acidentado" - Pelo menos ele se acidentou né?

"a pessoa que adquire uma doença fica condenada" - Nossa, peguei uma gripe, já era...

"o funcionário já não respirava mais manualmente, só por aparelhos" - Fico imaginando como seria respirar manualmente.. Juro que não consegui visualizar.

"vocês tem exemplos de pessoas OU ALGO ASSIM que já sofreu um acidente?"

"eles te obrigam você a trabalhar"

"a gente tem que ter a consciência, de tá aí né, conscientizado mesmo"

"ele quebrou o fêmur da perna"

"com o ruído a pessoa perde as concentrações" - E a noção também...

"é importante o uso do bafômetro depois de feriados prolongados, pois alguns funcionários inalam cachaça pelos póros" - Esse é uma nova maneira de beber pinga, pelos poros. Basta jogar no braço e pronto, tá bêbado.

"por vias cruel do destino" - Cruel é aguentar isso, deve ser o destino, sei lá.

"ele foi a julgamento e foi obsorvido" - Essa foi legal. Antes absorvido do que abduzido...

"o homem sofreu um acidente fatal e acabou morrendo né"

"às vezes nem sempre" - Quando então?

"o motorista deixou cair a carga, porque teve um ataque de epilecticia"

"pra todo carregamento é preciso um plano pra medir quantas capacidade cabe na carga"


- E para finalizar a primeira parte do primeiro dia de aula:

"agora vocês pode ficar feliz, chegou a hora do coffee blade"

Nesse ponto, essa minha amiga parou de anotar pois, ou prestava atenção à aula ou anotava e ria ao mesmo tempo.

Fico pensando no preparo dessa moça que teve a importante missão de orientar os novos funcionários a como entender e aplicar os conceitos de Segurança do Trabalho. Lamentável.
Minha amiga simplesmente fez o treinamento porque era obrigatório e acabou aproveitando alguma coisa, mas ficou aquela sensação de despreparo total das pessoas responsáveis em ministrar (E administrar) este tipo de treinamento.


No final, valeu pelas risadas.


Aproveitando o assunto e, nada a ver com o assunto, estes dias eu estava saindo de um restaurante em Brasília e me surpreeendi com uma sombra projetada na calçada. Não resisti e tirei uma foto com o celular. Segue a foto para o deleite de vocês, meus amados leitores.

Como vocês podem ver, o careca ao lado sou eu, tirando a foto de um cano na calçada. A sombra é um tanto ultrajante, mas interessante dadas as circunstâncias.
O pessoal que estava comigo ficou rindo à toa e umas senhoras que passavam por perto ficaram horrorizadas com o fato de eu estar tirando a foto "daquilo".
Normal, acho que fazia tempo que elas não viam algo com o formato tão sugestivo e ficaram de certa forma emocionadas e decepcionadas com o fato de não poderem fazer nada afinal, era apenas uma sombra...
Depois dessa, só posso dizer, Boa Noite!
Paz a Todos
MF

domingo, 5 de julho de 2009

Obituário do "Motoqueiro Fantasma"


Boa noite!



Não se preocupem, não morri, ainda, mas estou a caminho. Alias, todos estão a caminho da morte assim que nascem. A única certeza nesta vida é que vamos morrer um dia.

Isso me lembra uma piada rápida onde Sara, esposa de Jacob, morreu,
Jacob em respeito à esposa quis colocar um anuncio no jornal sobre a sua morte. Liga para o Jornal e diz:
- Olá, quero anunciar a morte de Sara.
- Pois não senhor, o que desejas escrever?
- Escreva assim: Sara morreu!
- Mas o senhor pode colocar 5 palavras pelo mesmo preço.
- Ah, então coloca assim: Sara morreu, vendo monza 84.
Bom, mas voltando ao tema principal, fiquei imaginando como seria o meu obituário, aqueles informando da morte do cidadão e o que ele deixa para trás. Seria mais ou menos assim:

Nota de Falecimento de "O Motoqueiro Fantasma".

Morreu aos 40 anos, "O Motoqueiro Fantasma".
Esposo dedicado, deixa esposa e filho amados. Estas pessoas são as duas mais importantes em sua vida e ele não saberia viver sem eles. Estes últimos 10 anos foram dedicados exclusivamente a eles, sem medir esforço para fazê-los felizes.
Deixa mãe, pai e irmão, também muito importantes em sua vida, pois moldaram sua personalidade e caráter. Sem eles não chegaria tão longe em sua vida.
Deixa muitos amigos queridos pois em sua curta vida sempre precisou deles para apoiá-lo quando estava no caminho certo e criticá-lo quando estava no caminho errado, pensando sempre em seu bem. Da mesma forma apoiava e criticava quando necessário quando percebia seus amigos no caminho certo ou errado. Nenhuma pessoa pode viver sem amigos. Os amigos fazem parte da grande família em sua vida terrena.
Não deixa inimigos, apenas adversários (Quase todos no esporte). Os adversários são as pedras no caminho que nos testam, mostrando que temos sempre onde melhorar.
Deixa muitas coisas boas feitas, acertos e erros. Os acertos servem para dizer que esrá no caminho certo e os erros para mostrar o caminho a não tomar.
Deixa ainda algumas coisas materiais (Casa, carro, moto, etc), mas estas são coisas que Deus nos empresta para que possamos viver nossa vida terrena com um pouco mais de conforto.
Em sua jornada teve momentos de alegria e de tristeza, quase todos servem de aprendizado e evolução.

Assim foi a vida do "Motoqueiro Fantasma", curta, mas cheio de emoção e felicidade.

***

Esse seria o meu Obituário mas, como eu disse no começo deste post, não morri.
Como não morri, peço que leiam novamente os parágrafos trocando a palavra deixa por tem e palavra foi por é.

Assim é a minha vida e sou grato a Deus por cada minuto a mais que Ele me permite respirar neste mundo. Cada minuto perto de minha família e cada chance de evoluir deve ser aproveitada em sua plenitude para que, no futuro, meu obtuário permaneça da mesma forma que está acima.

Paz a Todos
MF




terça-feira, 23 de junho de 2009

Desculpem-me pelo atraso!


Boa noite,

Meu voo para Brasília era as 6:30hs da manhã, da Gol. Cheguei ao aeroporto as 5:50 hs, já atrasado para pegar o voo e vi uma atendente gritando quase em desespero:

- Brasilia! 6:30hs. Brasilia! 6:30hs.

Cheguei até ela e disse que este era o meu voo. Ela me colocou na frente de todos na imensa fila que já estava formada pois eu estava atrasado e, como todos sabem, os atrasados são colocados na frente para o fechamento dos voos. Algumas pessoas reclamavam, com razão, e consegui ouvir alguma coisa do tipo: - Porque esse povo não chega antes, já que sabe qual o horario do voo!

Para facilitar, levei minha mala na mão (Mesmo ela sendo meio grande) pois não gosto de ficar esperando-a no desembarque.

Fui para o portão de embarque de número 9, voo 1332, Brasilia, 6:30hs. Como ainda não tinha sido chamado, resolvi fazer um lanchinho.
Peguei um chocolate quente e um pacotinho com alguns pães de queijo pequeninos e fiquei comendo enquanto lia um bom livro de Isaac Asimov. Nem percebi quando chamaram o meu voo e fiquei absorto a tudo.

De repente olhei para o relógio e já era 6:25hs e ouvi neste momento: -Atenção Sr. Motoqueiro Fantasma, esta é última chamada para o voo 1332 das 6:30hs com destino a Brasilia. Comparecer imediatamente ao portão 9 para embarque.

Nem precisa dizer que saí feito louco. Eu estava perto do portão 4 e saí meio puxando meio carregando a mala. Cheguei ao portão de embarque quando o pessoal da Gol já estava fechando. Me desculpei e disse que era o tal Motoqueiro Fantasma. A atendente me deu um olhar gelado e me repreeendeu pelo atraso, não antes de lançar outro olhar desafiador para a minha imensa mala.
Corri pelo finger até a porta do avião onde estavam "todos" me esperando, literalmente, somente eu, o "bonitão da bala chita".

Quando entrei no avião, as comissárias de bordo se esforçaram para me dar um cordial bom dia. A porta do avião foi fechada quase que instantaneamente assim que eu passei.
Quando peguei o corredor, todos me fitaram com um olhar gélido, como que me amaldiçoando e maldizendo aquele cara com aquela mala enorme super-hiper atrasado.

Agora vinha a parte boa: Onde colocar aquela mala enorme?
Nisso veio a comissária de bordo com a maior boa vontade (Boa vontade de me dar um soco no olho) se oferecendo para ajudar. Simplesmente não havia lugar e tiveram que fazer uma realocação de diversas malas para o meu titanic entrar. Para finalizar, minha poltrona ficava na janela e tive que incomodar 2 pessoas para sentar.

Resumindo, o voo 1332 com destino a Brasilia saiu com 20 minutos de atraso por minha conta.
Eu,e somente eu fui o responsável pelo atraso e pelo menos 150 pessoas foram penalizadas pela minha falta de respeito e pontualidade.
...
Se isso fosse realmente verdade eu não estaria aqui contando. Usei esta historia apenas como um exemplo para mostrar que as pessoas pontuais e responsáveis são sempre penalizadas pelas atrasadas.
Quantas vezes você ficou esperando aquela pessoa para começar uma reunião?
Quantas vezes um passeio foi atrasado para esperar pelo fulano que se atrasou?

E essa história do avião? Todas as vezes que vou ao aeroporto, ou seja, toda semana, vejo pessoas chegando atrasadas para fazer o checkin e outras ainda são chamadas pelo nome nos portões de embarque.

Salvo problemas de saúde ou outros imprevistos, atrasar para compromissos é inadimisível e uma total falta de respeito com as pessoas que chegam no horário.
Poxa, se o se voo é as 10hs, chegue no aeroporto as 8:30hs. Se você leva normalmente 30 minutos para chegar a um lugar, saia com 45 minutos de antecedência, pelo menos. Melhor chegar 15 minutos antes do que 1 minuto atrasado (pelo menos eu acho).

Vejo constantemente pessoas em São Paulo culparem o trânsito por seus atrasos. As vezes é o trânsito mesmo, mas as pessoas já saem atrasadas para um compromissos e, com certeza, vão fazer pessoas esperarem por elas e culpar o trãnsito.
Acredito que podemos fazer melhor e respeitar os horários dos compromissos, para não prejudicar quem também os respeita.

Bom, quanto ao meu voo, eu costumo chegar as 5 hs no aeroporto, pegar a fila da Gol (Ou TAM) ainda pequena, despacho minha mala (Mesmo se ela não for tão grande) e não perco a chamada do meu voo na hora e portão designado.

Paz a todos
MF

terça-feira, 9 de junho de 2009

Meus primeiros 40 anos



Boa noite,


Dia 14 de junho eu completo meus primeiros 40 anos de vida.

Durante a semana que se segue antes do dia de meu aniversário comecei a fazer uma retrospectiva sobre estes meus primeiros 40 anos.
Comecei pensando em tudo que eu fiz que deu certo e tudo o que eu fiz que não deu certo. Também pensei em tudo que não fiz que poderia dar certo.


Acredito que tudo que eu tenha feito foi com a melhor das intenções e sem pretensões de ferir ou magoar alguém. As vezes erramos e, mesmo sem querer, deixamos nossos amigos infelizes por estes erros. Peço desculpas se causei algum mal, mas posso garantir que não era minha intenção, acho que foi puramente por imaturidade ou ainda falta de informação no momento do erro.


Deus sempre me deu tudo o que eu merecia e, independente disso, eu lutava por cada vitória. Acredito que, se eu não venci em algumas, é porque eu não lutei e acreditei o suficiente ou não merecia mesmo. Algumas lutas já entramos sabendo que vamos perder mas mesmo assim entramos, e por que? Talvez porque temos, lá no fundo da alma, um sentimento que nos diz que, mesmo com poucas chances, temos alguma chance. Só não vence quem não tenta e se você não acredita já começa perdendo.
Quando eu disse à uma amiga de trabalho que faria 40 anos, ela me perguntou: Existe alguma coisa que você não fez que gostaria de fazer?
Eu disse: - Claro! Um monte...
E comecei a pensar em algumas coisas que ainda não fiz mas, se der, vou fazer. Segue uma pequena lista (Não necessariamente nesta ordem).
- Esquiar na neve
- Pular de paraquedas
- Pular de uma ponte com um elástico amarrado na perna (Vulgo Bungee Jumping)
- Conhecer o Amazonas, o Pantanal, o Maranhão, Paris, Madri, Roma, As Pirâmides do Egito, Chile, Peru, etc
- Assistir ao uma final de Copa do Mundo
- Andar de helicóptero
- Ter uma motocicleta 4 cilindros superpotente para sentir a adrenalina quando acelero
- Escalar o Everest
- Aprender a andar de patins (Aprender direito, claro)
- Assistir a uma final de Roland Garros ou Winbledom
- Abrir uma empresa de sucesso
- Andar numa Ferrari



Com certeza existem muitas outras coisas que ainda tenho que fazer e acredito que todas acima são factíveis a curto, médio e longo prazo. Mas todas acima são coisas concretas, ou seja, dependem de dinheiro em primeiro lugar e depois de minha vontade. Existem as coisas não concretas, que não dependem do dinheiro para acontecerem e que te fazem, as vezes, mais felizes do que as concretas.

Alguns exemplos de algumas emoções que marcaram a minha vida:
- Quando dei meu primeiro beijo
- Quando fui chamado para fazer parte do time de volei da cidade.
- Quando passei na faculdade
- Quando me formei na faculdade
- Quando consegui meu primeiro emprego
- Quando me casei
- Quando meu filho nasceu


Com certeza tenho muito mais a contar, mas esse espaço seria por demais pequeno.
Hoje, fico feliz quando chego em casa e vejo minha família feliz, ou ainda sou feliz por ter amigos que realmente me amam e que se importam comigo.
Durante meus primeiros 40 anos acredito não ter feito inimigos, apenas adversários, e quase todos no esporte. Depois de um jogo o adversário se torna seu amigo independente do resultado. Ganhar ou perder faz parte do esporte e da vida e precisamos aprender a conviver com as vitórias e as derrotas.

Acredito que as derrotas nos fazem refletir e crescer, ajudando-nos a perseguir a vitória numa próxima tentativa. O mais importante não é aguentar as porradas, mas conseguir se levantar sempre depois de uma queda pois, acredite, as quedas virão quer você queira ou não. A cada queda eu me levantava com mais força para me manter em pé.


Eu vou comemorar meu 40 anos muito bem vividos, com alegria e esperança, sabendo que estou mais maduro e ao mesmo tempo mantenho o espírito de criança no coração.


Quem me conhece sabe que, apesar de gostar de contar piadas, brincar com todos e fazer maluquices, sou responsável e protetor.

Aproveito para avisar que, a partir de agora, vou contar a idade usando o sistema de numeração Hexadecimal, ou seja, eu terei 28h anos dia 14/06/2009. ;-)
Para quem não sabe o que hexadecimal, não é problema meu. :-)

Estou ansioso pelos meus próximos 40 anos, muitas emoções me esperam.

Parafraseando o Rei Roberto: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi..."


Paz a todos
MF

quarta-feira, 27 de maio de 2009

É dos carecas que elas gostam mais!!!


Boa noite,
Cientistas japoneses descobrem o mecanismo genético que provoca a calvície. Na verdade eles descobriram qual o gene responsável por este mecanismo só que, um detalhe, em camundongos.

O pesquisador Yumiko Saga, do instituto nacional de genética do Japão, observou que camundongos sem o gene sox21 apresentam perda progressiva de pelos da cabeça à cauda, de forma permanente.
O gene ajudaria a regular a síntese de queratina, a proteína fibrosa comum na epiderme e principal constituinte do cabelo, unhas e pelos. Os camundongos geneticamente modificados para não ter o sox21 apresentaram menos proteínas em comparação com animais com níveis normais do gene.
Ao examinar amostras de pele humana, eles confirmaram a elevada expressão do gene na camada mais externa dos fios. Para os pesquisadores, isso seria um indicador de que o sox21 poderia ser responsável pela perda de cabelo em humanos, mas destacam que novos estudos são necessários para comprovar essa relação.
Bom, este estudo dos japoneses é bem interessante pois, além de trazer esperança à grande massa de carecas no mundo, tem uma implicação direta: Os homens são comparados a ratos. Isso já era de conhecimento das mulheres a partir do comportamento de alguns exemplares do sexo masculino.

Quero clamar pela grande massa de carecas que gosta de ser careca e que adotou este estilo mais clean e totalmente budista evolucionista que não caia nesta armadilha, pois isto é uma estratégia de homens cabeludos mal-amados que estão tentando ocupar o espaço já conquistado pelos carecas, pois é fato: É dos carecas que elas gostam mais...
Quer uma coisa mais nojenta e viadesca (Ou enviadada, como queira) do que aqueles EMOS com os cabelos caídos no meio da cara e fazendo cara de coitado? Ou ainda aqueles que têm o cabelo mais comprido do que muita mulher e prende atrás e tem outros que usam tiara. Fala sério...
Ah, me esqueci dos caras que passam 2 horas em frente ao espelho arrumando aquele cabelo todo ensebado por quilos de gel, só para ficar com um formato de ondinha... Ahhhhhhhh!

O careca é, como eu disse, clean. Ele não tem frescura, não perde tempo com secadores, gels, arrumando o cabelo ou ainda se preocupando com as ondinhas e o corte perfeito. O careca acorda pela manhã, lava o rosto, escova os dentes e já está pronto. Quando vão tomar banho não precisam de shampoo e condicionador, apenas o sabonete. Se chove, uma toalhinha de papel resolve o problema de secar a cabeça.
O careca é referência no escritório: - Tá vendo aquele careca ali? Então, 2 baias para frente...
O careca pode zoar com outro careca sem ser gosseiro ou ainda mal educado.
De acordo com a teoria da evolução, fomos perdendo os pelos com o passar dos milênios. Os carecas, então, estão um passo a frente dos cabeludos neste aspecto.

Enfim, ser careca é uma filosofia, um estilo de vida e não simplesmente falta de cabelo.
Carecas, uni-vos!

Paz a todos
MF


terça-feira, 26 de maio de 2009

Faça o que deve ser feito!


Boa Noite,

Vida de consultor é complicada. Passamos mais tempo no cliente do que com a nossa própria família..

E lá estava eu novamente enfiado em um avião, poltronas apertadas e aquele ar condicionado quase me congelando os ossos, esperando para abrir a porta e sairmos correndo daquele tubo de aço. Algumas pessoas estão ligando o celular naquele desespero de se comunicar com alguém e outras estão se acotovelando no corredor com suas malas gigantes (Os senhores da mala - Ver post sobre os terroristas).

Enquanto espero, percorro algumas poltronas com o olhar distraído e percebo rostos pesados, tristes, tensos como se preparando para uma briga. Não sei no que as pessoas deviam estar pensando mas posso imaginar algumas coisas. Fiz uma pequena lista bem rápido dos pensamentos destas pessoas:

- Preciso fechar esta venda senão vou ter problemas na empresa.
- Ainda não sei como vou resolver o impasse com o cliente. Preciso de uma estratégia.
- E lá vou eu de novo apagar incêndio.
- Será que vou conseguir receber o que o cliente me deve?
- Poxa, estou com saudade de casa. Esse negócio de ficar viajando está me matando.
- Preciso mudar de vida. Detesto meu emprego, mas preciso dele.
- Acho que deixei a cafeteira ligada em casa.

E muitas outras tantas coisas que passam pela cabeça das pessoas e que se refletem na expressão pesada ou fechada. Cada um tem seu motivo particular e está totalmente alheio ao que está se passando com a pessoa ao lado. Pode ser que a pessoa com quem você está se acotovelando esteja com o mesmo problema, mas como saber?
O que acontece muitas vezes, vejo e ouço isso das pessoas, é que elas estão realmente insatisfeitas com o trabalho que desempenham. Ou porque o salário é baixo ou ainda que não é reconhecido por seu trabalho e talvez ainda porque começou a fazer um tipo de trabalho que poderia ser interessante e promissor mas se tornou um peso e agora tem que conviver com ele pois foi a escolha dela.
Assim, o profissional se vê escravo do trabalho e não aguenta mais ficar lá mas ao mesmo tempo existem os benefícios como Vale-Refeição, Plano de Saúde, Vale Alimentação, Vale Transporte, PLR (Participação em Lucros e Resultados), 13o salário, férias, Fundo de Garantia e outras coisas mais que as empresas usam para atrair bons profissionais.

Mesmo assim, as pessoas não estão satisfeitas mas continuam pois precisam pagar suas contas de água, luz, financiamento da casa própria, escola das crianças, cartão de crédito, gasolina, supermercado, roupas, etc etc etc.

Isso cria um ciclo vicioso, onde a pessoa precisa do emprego que detesta mas, como está a maioria do tempo trabalhando e viajando, não tem tempo para pensar em como sair desta "armadilha" e tentar ser dono do próprio nariz pois, apesar de todos os benefícios e a estabilidade que um bom emprego lhe dá, amanhã vem um guru de sei lá o que e diz que o mercado onde você está atuando está recuando e que é preciso cortar custos para não abrir falência, assim você se vê em uma situação complicada podendo perder o único emprego que detesta mas que se agarra a ele com unhas e dentes pois é ele que mantém o seu padrão de vida.
Parece um cachorro corredo atrás do próprio rabo. Passamos mais tempo preocupados com nossos rabos do que olhando para frente para perceber as oportunidades que se abrem o tempo todo à nossa volta. É natural não aproveitar algumas, mas não é natural perdermos todas.

Porque?
Por que estamos preocupados demais em não perder o que temos, mesmo não estando satisfeitos, que deixamos de ter o que poderia nos satisfazer.
...
A porta do avião se abre e um monte de gente de terno e gravata e caras fechadas sai em disparada como se o único objetivo da vida delas fosse sair de dentro daquele tubo de aço e ganhar a escada em direção à esteira com as malas.
A maioria das pessoas tem a vida que não gostam para sonhar com a vida que gostariam de ter mas não param para pensar como poderiam fazer o sonho virar realidade.

Podemos mudar o nosso estilo de vida? Sim, podemos.
Vai ser fácil? Não sei.
Vai ser rápido? Talvez não, mas precisamos começar. Se você ganhar 20 Milhões na MegaSena vai ajudar, ou não.

Com um pouco de reflexão percebi que eu também estava com a cara fechada e que me sentia culpado por viajar tanto e ficar longe da minha família. Pior ainda, eu estava acomodado com o meu trabalho e, mesmo que não gostasse dele, continuava pois isso fazia com que minhas contas fossem quitadas. Percebi que eu trabalhava para pagar contas e não para a minha real felicidade.

No final das contas, o que faz as pessoas continuarem a fazer o que fazem mesmo sendo infelizes é o medo de perder aquilo que têm. O medo determina o seu limite e fecha-o para o que realmente importa. Quando aprendermos a dominar o medo, aprenderemos a tomar conta de nossas vidas, de uma forma tão natural que nunca mais lembraremos de como ela era antes disso.
Com um pouco de atitude, inconformismo, ousadia e inteligência podemos conseguir resultados excelentes.

Paz a todos
MF

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Somos Um!


Boa Noite,


Hoje a noite, andando em um shopping em Brasília depois de saborear um delicioso lanche, Dei de cara com um rapaz que não me era estranho. Educadamente cheguei e disse que o conhecia de algum lugar e se ele não tinha estudado em São Carlos. Ele me disse que não, mas que morava em Araraquara quando era mais jovem. Na hora me lembrei e tudo me veio à lembrança. Ele era um colega de colégio e fiquei muito feliz por encontrá-lo inesperadamente em Brasília.
Conversamos rapidamente sobre coisas comuns e nos demos conta que já haviam se passado 25 anos desde a última vez que nos vimos. Nos despedimos com um sólido aperto de mão e cada um foi para o seu canto.

Depois, enquanto me dirigia para o hotel, fiquei pensando nas coincidências da vida. Durante nossa passagem pelo planeta muitas coincidências interessantes acontecem. Quantas vezes você encontrou um amigo que não via a tempos enquanto estava pensando nele ou ainda, aquela amiga que você não conversava fazia anos e, de repente, ela te liga assim, do nada.

Aí você diz: - Nossa, estava justamente pensando em você agora. Que coincidência!
Ou ainda, você está com seu marido ou esposa e pensa em algo. Imediatamente ele ou ela fala o que você acabou de pensar, mesmo que não tenha nada a ver com o momento em que estão.
Coincidência? Claro que não!
Isso se deve ao fato de estarmos todos conectados. Energia é tudo.
Responda as estas perguntas:
- Você conhece exatamente a extensão do seu corpo?
- Você acha que está separado das outras pessoas?
- Se você retirar toda a matéria resta o vácuo. O que existe além disso? O que existe no vácuo? Nada?

São perguntas interessantes e intrigantes, mas vamos por partes.
Nosso corpo é formado por átomos e estes átomos são formados por pedaços ainda menores. O problema maior aí é que a maior parte do átomo é espaço vazio. Outra coisa interessante é que, de acordo com a Mecânica Quântica, que descreve com perfeição o mundo subatômico, não existe matéria no sentido físico, apenas ondas de probabilidade. Uma partícula (Seja lá o que ela seja) tem a probabilidade de estar em vários lugares, ou seja, você é uma probabilidade.

Agora, não existe nada que delimite o seu corpo. Não existe um muro ou linha demarcatória. Estamos em contato direto com o meio ambiente, respirando inclusive através da pele.
Neste momento, pense: - Estamos realmente separados das outras pessoas?

Será que não somos parte de um corpo único, de um ser maior, de uma energia global?

Quando andamos, o que acontece? Será que nos deslocamos ou será que o espaço passa por nós? Ou será ainda que todos os nossos átomos ficam no mesmo lugar e o que anda é a energia. A nossa energia caminha pelo espaço criando nosso corpo em cada nova posição que ocupa. Improvável? Quem sabe? Muita coisa improvável a 100 anos atrás hoje é totalmente comum.

E o que me dizem do espaço? Do que é formado? De átomos, você me diz!
Mas, e se retirarmos os átomos todos, gerando o vácuo. Sobra apenas o espaço vazio. Mas será que ele realmente está vazio?
Um físico Holandês chamado Hendrik Casimir provou em 1948, através de um experimento, que mesmo o vácuo contém o que ele chamou de Flutuações Quânticas do Vácuo.
No vácuo, quando ocorrem estas flutuações, pares de partícula-antipartícula são criados e destruídos quase que instantâneamente criando uma densidade de energia.
Interessante não?


E o que me dizem de pessoas que pensam na mesma coisa, mesmo distantes. Deve haver alguma coisa invisível que as liga e ainda não entendemos isso.

Estamos todos conectados de uma forma ou outra. Não há separação, nem física nem energética entre todos os seres do universo.
Somos feitos da mesma matéria que queima no interios de estrelas gigantescas distantes milhares de anos-luz de nós. Somos parte de uma coisa única, um corpo único de dimensões infinitas. Acho que Deus é isso...

Paz a todos
MF

domingo, 10 de maio de 2009

Feliz Dia da Mães!!!


Boa noite a todos,

Hoje é dia das mães, dia que compramos flores, damos presentes e cartões dizendo o quanto somos gratos por ter a mãe que temos e o quanto a amamos. Hoje é dia de almoçar com a mamãe, onde os filhos queridos e amados fazem a sua parte e a mamãe fica feliz pois, pelo menos hoje, é o centro das atenções.
Mas, pensando bem, não deixa de ser uma coisa intessante o dia das mães. E não é só o dia das mães; temos o dia dos namorados, o dia dos pais, o dia das crianças, a sexta feira santa, o dia dos mortos, o dia das avós, o dia da secretária e tantos outros dias criados para movimentar o comércio e levar um pouco de nosso tão suado dinheiro.
É como se nunca nos lembrássemos que nossas mães existem e, no dia delas, fazemos de tudo para que ela saibam que nós a amamos e nunca vamos deixar de levá-las no nosso coração.

Hoje, inclusive, fiz a minha parte de bom filho e fui almoçar com mamãe. Fomos todos a um restaurante tradicional em Vinhedo, a 70 km de SP. Tivemos que reservar uma mesa mas teríamos que chegar antes das 12:00hs senão o dono do lugar não garantia o nosso espaço.
Chegando lá, de cara precisamos garimpar um lugar para estacionar, já antevendo como seria o almoço.
Na entrada, muita gente que não tinha feito a reserva estava esperando a sua vez. Ao entrar me deparei com um punhado de gente numa fila desanimadoramente grande tentando chegar à mesa de comida. Mesclado com esse monte de gente havia uma fumaça no ar pois os grelhados estavam sendo assados no mesmo ambiente em que as pessoas estavam. Por sorte pegamos um lugar mais afastado, longe da fumaça e da possibilidade de sairmos defumados do almoço.
Ao fundo, um cantor tentava ganhar a vida com o seu teclado e sua voz fraca. Tentei ouvir um pouco do que ele cantava mas sem sucesso. Desisti e acho que ele também não estava tão animado assim. Só espero que não me cobrem o couvert artístico.
Meu filho estava com fome e minha esposa foi se aventurar na fila. Uns 20 minutos depois ela veio com o prato do meu filho e o dela. Aí foi a minha vez...
Parecia que eu estava numa daquelas filas infinitas para comprar um ingresso para a final do paulistão, onde o meu poderoso Timão iria almoçar o quase morto Peixe.

Na verdade existiam 3 filas: A que eu estava para as comidas genéricas (Salada, arroz, feijão, carnes, etc), uma para as massas e uma só para os grelhados.

Depois de um bom tempo consegui chegar à mesa de comida e o que vi me deixou desanimado. Nada se mostrava apetitoso e convidativo. Talvez em parte por eu ficar numa fila gigante, eu esperasse mais da comida que eu arduamente estava almejando. Peguei o que eu achei mais ou menos, sabendo que aquela seria a minha única visita (Não planejava encarar aquela fila novamente) e voltei à mesa cansado e levemente defumado pela "fumaça ambiente".
Acho que, ao invés de comer, fagocitei a comida. Para uma definição de Fagocitose acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Fagocitose.
Fagocitei pois realmente não me deliciei com a comida, não a saboreei, apenas engoli sem nenhuma emoção. Fiz como algo totalmente mecânico e necessário.

No final das contas comemos e bebemos mas o lugar estava totalmente lotado e barulhento. Não estava agradável e convidativo. Acredito que, apesar do restaurante ser bastante grande e normalmente (Nos dias comuns) ser um lugar até certo ponto agradável, eles não tiveram estrutura para suportar o número de pessoas que receberam e acabaram por desagradar muita gente. Fato este que o ano que vem eu vou a qualquer lugar, menos lá, e ouvi isso de outras pessoas.

E foi isso, o dia das mães passou e vamos agora aguardar o tão esperado Dia dos Namorados no dia 12 de Junho. Não posso deixar de comprar flores para a minha esposa, um cartão bem bonito, um presente inesquecível e jantar em algum lugar diferente.

Paz a todos
MF

quinta-feira, 7 de maio de 2009

É a primeira vez que você me chama de Pai!


Boa noite,

Hoje não tenho nenhuma história engraçada para contar. Não topei com nenhum terrorista ou perdi o voo por causa de algum atendente desatento ou porque os pastores de todo o Brasil resolveram voltar no mesmo dia que eu e o aeroporto não comportou essa fé toda junta.
Estou aqui para falar de um sonho que tive a noite passada e que me marcou de certa forma que estou a pensar nele até agora. Não é bem no sonho em si mas numa frase dita no sonho por um dos personagens. Até porque lembro muito pouco dos detalhes do sonho, apenas superficialmente (Como a maioria dos sonhos nossos), mas uma passagem me deixou com a pulga atrás da orelha.

Neste meu sonho eu me encontrei com um senhor gordinho simpático e cativante na faixa dos 60 anos. Sua presença era muito agradável e muitas outras pessoas queriam estar ao redor dele. Ele passou a maioria do tempo comigo, mas não me lembro da conversa que tivemos. Descobri que este senhor era ninguém mais, ninguém menos que Deus.
O mais interessante é que eu nunca tinha sonhado com Deus ainda.
Mas, o que mais me marcou foi num determinado momento eu perguntei:
- Pai, o Senhor conhece todas as pessoas do mundo?
Ele respondeu: - É a primeira vez que você me chama de Pai! - e continuou - Eu conheço todas as pessoas do mundo sim, pois todos são meus filhos.
"É a primeira vez que você me chama de Pai!". Esta frase me deixou pensando no que Ele quis dizer com isso.
Logo depois, ele me disse que iria nos deixar e morreu, calmamente sentado em uma cadeira.
Voltou a aparecer depois de um pequeno intervalo e eu, vendo isso, disse:
- Mas... E aquele lance de ressucitar ao terceiro dia? Não rola?
Ele disse: - Ei, sou Deus.. Posso fazer diferente!

Tá, essa parte foi engraçada, tenho que concordar.

Mas ainda estou encafifado com a frase que este Senhor colocou, discretamente, mas que fez um efeito devastador em mim.

Se eu fosse religioso fervoroso, já pensaria que Deus me fez uma revelação e que eu deveria correr o mundo pregando em seu nome. Já me imaginei na Praça da República, Bíblia em mãos, gritando à todos os transeuntes que Deus está aqui e que falou comigo. Seria mais um mas, será que Deus não falou com os outros também?

Não sou religioso, todos sabem disso e já perceberam em meus posts, mas acredito que exista um Deus. Não o gordinho simpático do sonho. Deus é uma Energia, uma Força, uma Luz.

Não se preocupem caros leitores. Este blog não vai se tornar um reduto religioso com posts sobre Deus ou Jesus Cristo, ou ainda falando de Santos ou outros símbolos religiosos.
O motivo deste post é, acredito, uma tentativa de tentar entender o que realmente aconteceu e fazer com que todos saibam que Deus está sempre presente na nossa vida, mesmo quando não nos damos conta disso ou ainda que não percebamos sua presença.

Paz a todos
MF

terça-feira, 5 de maio de 2009

2012 - Fim do Mundo ou o começo de um Mundo Novo?


Bom dia!

Congonhas, 6:27 hs, segunda-feira, 03/11/2008. Meu vôo para Vitória está neste momento no ar, literalmente.Eu deveria estar no vôo não fosse algum erro do atendente da TAM que me disse que eu não tinha passagem. Pacientemente peguei a enorme fila da Gol e aguardei minha vez como simples mortal, imaginando que a minha ignorância e falta de informação aeroportuária tinha me mandado para a empresa de aviação errada.Após alguns minutos (Não poucos), cheguei ao balcão para o checkin e, quando dei meu documento ao atendente, aquela demora e muitos clicks no teclado como que tentando encontrar alguma coisa. Meu temor se concretizou: Não havia bilhete na Gol.Me senti um SEM-VÔO e no momento lembrei do filme "O Terminal". Me imaginei passando alguns meses em Congonhas tentando voltar para casa.Logo passou, fui à loja da TAM e pedi para a moça olhar se havia algum resquício de meu bilhete fantasma. Depois de muitos clicks ela encontrou e me disse que havia um problema de homônimo mas que a reserva estava lá. Juro que me esforcei para entender o problema e já era 5:40hs. Perguntei se havia alguma chance de pegar ainda o vôo das 6:03hs. Resposta negativa. Perguntei sobre o próximo vôo para Vitória: 11:10 hs. - Ótimo, eu disse, você poderia transferir meu bilhete?

Ela disse com a voz doce: - Claro Senhor! Após algumas centenas de clicks fui informado (Com a mesma voz doce e calma) que havia uma diferença de R$220,00. Olhei assustado para ela mas sem dizer nada. Ela notou o meu estado quase catatônico e voltou a batucar no teclado. Aí ela achou um valor de R$70,00 de diferença. Minha pressão sanguínea voltou ao normal mas eu sentia as minhas pupilas dilatadas ainda, pois R$70,00 é bem melhor que R$220,00.Argumentei que tinha achado estranho o atendente não ter encontrado o bilhete e que não era certo eu pagar por um erro de um funcionário da TAM. Ela concordou (Ainda com aquela voz doce) e me liberou de pagar a diferença.Minhas pupilas voltaram ao normal e eu consegui até esboçar um sorriso meio amarelo.Ela emitiu a passagem, me desejou boa viagem e ainda me disse (Claro, com aquela mesma voz doce e melodiosa) que, como eu tinha tempo de sobra (Pois me vôo era as 11:10hs e eram 6:00hs) eu poderia dar umas voltas pelo aeroporto. Não me empolguei muito com o tour inesperado pelo aeroporto mas pelo menos eu iria chegar a Vitória hoje ainda.

Aproveitei para fazer o checkin e encontrei o mesmo atendente que não havia localizado a minha passagem. Ele me olhou e me disse: - Achou a sua passagem?
Juro por Deus que pensei em dar um murro na cara dele mas me lembrei que sou uma pessoa civilizada e bem educada (Apesar de algumas pessoas acharem que, por vezes, sou meio brutão no jeito de falar). Dei outro sorriso meio forçado, resmunguei alguma coisa e despachei minha bagagem.

O mais engraçado de toda esta história é que não praguejei em nenhum momento a minha desgraça. Apenas tomei atitudes de tentar resolver sem ficar reclamando ou choramingando feito um bebê.
Talvez seja o destino, sei lá. Por alguma razão a providência divina achou que eu não deveria pegar este vôo.
Agora estou aqui, batucando no teclado estes poucos bytes que me vêem à cabeça e pensando na vida. Estou pensando no que o futuro me reserva e o que a tal "providência divina" (Se é que ela existe - Assunto para outro post) reservou para mim.

Por falar em providência divina e destino, recentemente li um livro de nome "Apocalipse 2012".Tema interessante e, de certa forma, profético (Quando não insano ou irresponsável). O autor deixa claro que não pertence a nenhuma seita, religião ou grupo de fanáticos pelo fim do mundo, que não é profeta ou coisa parecida e que não quer criar o caos. Ele apenas reuniu evidências científicas e históricas sobre algumas coisas que estão acontecendo e que vão culminar em 2012.

Teremos, segundo o autor, atividade solar acima do normal, enormes vulcões com alta probabilidade de entrar em erupção, o sistema solar se deslocando em direção à uma nuvem de alta energia e um lance doido do calendário maia, que coloca um marco em 21/12/2012 como o fim de uma era (De uma era, não do mundo), que é quando o sistema solar vai eclipsar com o centro da galáxia (Sinceramente ainda estou tentando entender esse negócio de eclipsar com o centro da galáxia).Pelo quadro que ele pinta, em 2012, estamos todos no sal!!!!

Vou tentar desenvolver um pouco mais esse assunto de 2012.
Fiz umas pesquisas rápidas na boa e velha internet. Olha só o que achei...

Os Maias tinham um calendário mais preciso, mais complexo e mais holístico que o nosso e previram vários acontecimentos. Este mesmo calendário prevê que algo acontecerá no solstício de inverno em 21/12/2012. Eles dizem que o mundo como conhecemos desaparecerá e que um mundo diferente terá início. Sabe-se que nesta data a terra estará alinhada com o sol e o centro da nossa galáxia. Neste centro encontra-se um buraco negro supermassivo (Verificar posts anteriores sobre buracos negros) e, este alinhamento pode provocar uma alteração no campo magnético da terra que provocará vários tsunamis, furacões, terremotos e vulcões entrarão em erupção. Nada mal heim?
Ainda, em 2012, os cientistas afirmam que é grande a probabilidade de uma tempestade solar sem precedentes. Esta tempestade seria a maior já registrada na história e seus efeitos são incalculáveis.
Para piorar, os cientistas (Talvez não os mesmos do parágrafo anterior), estão tentando encontrar uma razão de o porque o campo magnético da Terra está enfraquecendo. Por algum motivo este campo magnético, que nos protege do vento solar, está ficando fraco e não sabemos nem de longe como reverter isso.
Já vi um programa sobre 2012, inclusive com previsões de Nostradamus e algumas desgraças encontradas em "O Código da Bíblia". Este programa está passando periodicamente no History Channel e vale a pena ver.
Alguns dizem até que um meteoro de proporções devastadoras vai se chocar com a Terra, causando estragos similares aquele que se chocou com a Terra 65 milhões de anos atrás e provocou a morte da grande maioria dos seres vivos.
Se formos realmente levar a sério tudo isso (E não vejo porque não levar, pelo menos em parte), talvez não tenhamos Copa do Mundo em 2014 e nem as Olimpíadas de 2016.

O que eu espero, sinceramente, que 21/12/2021 seja um momento de renovação. Que o nosso mundo cheio de guerras, ódio, desavenças, intrigas e diferenças se transforme em um mundo de amor. Não precisamos se mais nada além do amor pois, acompanhado deste sentimento todos os outros aparecerão naturalmente, sem esforço.
Este post começou dia 03/11/2008 e só consegui terminá-lo hoje, 05/05/2009. Resolvi fazê-lo logo pois, se esperasse até 2012 talvez não terminasse.

Espero poder postar alguma coisa dia 22/12/2012 (O Dia Depois de Amanhã?) dizendo: - Ei, ainda estamos aqui!!!!!

Paz a todos
MF

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Caçando Pedras no Espaço

Boa tarde,

Mais uma semana se foi e aqui estou voltando para casa. Neste momento em que digito estas linhas estou usando minha fantástica conexão 3G sentado "confortavelmente" na sala de espera do aeroporto de Vitória. Como de costume eu tinha uma reserva no voo das 17:00hs para São Paulo e cheguei costumeiramente no horário mas, qual não foi a minha surpresa, o voo das 17:00hs estava lotado e eu fui democraticamente "promovido" ao voo das 19:20hs. Tive que aceitar com um grande sorriso afinal eu teria a chance de voltar para casa hoje ainda. Nem um beijinho de consolação eu ganhei da bela e simpática atendente da TAM.
Tudo isso pois esta semana Vitória recebeu uma pancada de gente por conta da Assembléia Geral da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Tinha pastor de todo canto do Brasil e eu me senti ilhado. Todos os milhares de leitores deste blog sabem da minha especial afeição pela Igreja de um modo geral e, como não deixaria de ser, me senti punido por Deus (Seja lá quem ou o que Ele seja) por minha impertinência.
O mais impressionante é que eu tinha reserva na TAM e mesmo assim fui movido para outro voo. Acho uma enorme falta de respeito com os usuários deste serviço e mostra mais uma vez o quanto estamos reféns das companias aéreas. Agora, como não tem nada o que fazer, estou batucando estas palavras cercado por pastores. Espero que eles não tenham a curiosidade de olhar por cima de meus ombros. Deus os ilumine.

Agora, o que tudo isso tem a ver com o título deste post? Absolutamente nada. Estou gerando entropia e enrolando um pouco pois não tinha muito a escrever hoje mas deu vontade e estou aqui.

Mas vamos lá... ao assunto principal.
Acontecerá em Granada, na Espanha, entre os dias 27 e 30 de Abril, a primeira edição da Conferência de Defesa Planetária da Academia Internacional de Astronáutica. Entre os temas em discussão está o encontro com o asteróide Apophis que passará perto da Terra no dia 13 de Abril de 2029. Este asteróide mede 270 metros de diâmetro e pesa 20 milhões de toneladas.
Segundo a ESA (Agência Espacial Européia), mesmo que não ofereça perigo real, ele merece estudo pois pode se tratar de uma ameaça futura.
A ameaça está na combinação do tamanho e da enorme energia cinética que ele carrega. Se ele se chocar com a Terra as consequências podem ser catastróficas.

Seu estudo é importanté para prever possíveis consequências reais de um choque desta magnitude e entender melhor os objetos próximos da Terra, conhecidos como NEO (Near Earth Objects). Estamos cercados por objetos que passam bem longe ou ainda lambendo o planeta. Alguns (Muitos, por sinal) entram em nossa atmosfera mas acabam se desintegrando antes de tocar o solo, por serem pequenos.Um asteróide desta magnitude não seria desintegrado antes de bater no chão e faria um belo estrago.

O estudo de um caso como estes exige uma reunião totalmente multidisciplinar, sendo que estarão presentes especialistas em astrometria, dinâmica orbital, caracterização física de asteroides e cometas, aerotermodinâmica, modelagem de impactos, projetistas de missões espaciais, engenheiros de sistemas entre outros.

Imagino que os cientistas estão pensando em mandar uma sonda de encontro ao asteróide, assim como já foi feito anteriormente com a sonda StarDust quando ela se encontrou o cometa Wild 2, coletou poeira de sua calda e depois voltou à Terra para estudo. Isso é simplesmente fantástico e mostra como o ser humano está tecnicamente evoluído. Para detalhes de StarDust acessem o link do projeto: http://stardust.jpl.nasa.gov/home/index.html

Não sei se todos os leitores têm noção do que é um asteróide. Basicamente é uma pedra viajando no espaço a altíssima velocidade e que pode ser do tamanho de um grão de areia ou ainda com quilômetros de diâmetros. Os mais prejudiciais ao nosso planeta são os que começam a ficar do tamanho de um homem e que podem sim causar estragos.
Quando esta pedra entra na atmosfera ela tem uma energia cinética muito grande e, essa energia é totalmente transferida no impacto com o solo. Energia Cinética, de um modo simples, é a energia do movimento.
Para entender o que é energia cinética faça a seguinte experiência em casa:
- Pegue uma lata de refrigerante vazia e coloque deitada no chão.
- Consiga uma bola de gude ou uma pedra de mais ou menos o mesmo tamanho.
- Solte a bola de gude sobre a lata, de uma altura de , digamos, 10 cm.
- Observe que a lata recebe o impacto e sofre um leve amassado.
- Agora solte a mesmo bola de gude de uma altura de 20 cm, depois de 40 cm e terminando por 1 m (Ou mais se vc quiser).

Cada vez que você aumenta a altura de onde solta a bola, aumenta o estrago que faz na lata, mesmo utilizando a mesma bola. Isso significa que a bola, quando bate na lata, transfere a energia de sua queda para a lata e assim, quanto maior a altura maior a energia no choque com a lata. Dizemos que, no momento do choque, é a energia cinética da pedra que faz o estrago. Quanto maior a altura, maior a energia cinética pois a bola se choca com a lata com uma velocidade dependente de sua altura.

Agora, imagine uma pedra de 270 metros de diâmetro se chocando com o nosso planeta a uma velocidade absurda. Nem posso imaginar o que vai sobrar do nosso planeta.

Cientistas estudam estes corpos a fim de proteger o nosso planeta de uma possível extinção. Isso já aconteceu a 65 milhões de anos quando um asteróide de 10km de diâmetro de chocou com a terra.

Se algum dia no futuro um asteróide bem grande se chocar com a terra, quero estar bem no local da queda, para ver de camarote o 'bitelo" chegando e depois evaporar com ele.

No mais, vamos rezar (E aí eu me junto aos pastores) para que o nosso planeta, grão de areia no mar do infinito, continue intacto por muito tempo.

Paz a todos
MF

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tecnologia a seu serviço

Boa noite,

Quarta feira, após um bom feriado prolongado voltamos a ativa. E lá vou eu novamente as 5 hs da manhã na fila da Gol para pegar o voo com destino a Vitória-ES. A vida continua e, com uns gramas a mais por causa das Páscoa e do feriado (Rolou churrasco) estou animado para a semana curta.

Eis que, atrás de mim toca um celular. Uma senhora já passando (E bem passados por sinal) os 60 anos abre uma pequana bolsa e saca um celular todo moderno. Não é o que está tocando mas, a senhora pega outro celular também moderno e também não é o responsável pelo barulhinho de caminhão de gás. Eis que, para minha surpresa, ela saca da bolsa dela mais um celular e, este sim, também moderno, é o que deve ser atendido.
Após uma curta conversa com a filha, descobri que ela esqueceu alguma coisa em casa, mas tudo bem, pois a filha iria no dia seguinte levando o que ela havia esquecido. Ah, e descobri mais depois conversando com a esta senhora (Como vocês sabem bem, eu sou bom de conversa e, para começar uma conversa basta olhar para mim por, digamos, 2 segundos). Descobri que a filha dela é advogada mas estava de férias. Esta senhora estava indo para Porto Alegre e iria se encontrar com a filha e a neta para umas férias. Descobri outras coisas mas acho melhor me deter por aqui.

O que mais me impressionou nesta brincadeira foi o arsenal tecnológico da senhora. Nada nada, são 3 celulares modernos, todos provavelmente com câmera, mp3 player e que podem mandar e receber emails, bluetooth e, possivelmente, conexão Wi-Fi, além de organizador de imagens, jogos, editor de textos, planilhas, etc etc etc. Fiquei me perguntando porque alguém precisaria de 3 celulares. Nem a trabalho, pois acho que no máximo 2 (E ainda acho um exagero) seriam suficientes para enlouquecer qualquer pessoal normal.
A tecnologia está nos cercando de tal forma que já somos escravos dela e nem nos deparamos com isso. Vejamos...

- Praticamente todo mundo que conheço tem email. Seja no hotmail, gmail, yahoo, uol, terra, etc. Minha mãe tem email e meu filho de apenas 6 anos me perguntou porque ele não tem email ainda. :-)
- A maioria usa o MSN para conversar com os amigos e familiares. Minha mãe também tem MSN. Já conversei com o meu filho pelo MSN, usando a conta de minha esposa.
- Hoje em dia temos os blogs (Como este) nos enchendo de informação inútil (Não como este rs) e que não pedimos para ser fornecida. Apenas acessamos para saber "o que o cara escreveu hoje". Pode ser interessante, ou não.
- Temos o Orkut, uma rede social onde você encontra pessoas que nem sabia que ainda estavam vivas e ainda por cima entrar em uma comunidade e trocar informações com pessoas que você nem sabe onde estão.
- Você pode fazer parte de outras redes sociais, tipo Facebook, Linkedin, etc.
- Você pode assinar um podcast e baixar em seu celular ou via iTunes, entrevistas e programas para ouvir.
- Se você se interessar sobre o que outras pessoas estão fazendo ou onde estão, pode usar o serviço do twitter: http://www.twitter.com. Este blog está no twitter. Coloquei um link na seção ao lado para você me seguir e, sempre que coloco um post novo, aviso no twitter.
- Você pode baixar músicas, vídeos ou livros e ainda por cima compartilhar o que você tem em seu computador através, por exemplo, do eMule.
- Você pode comprar o que quiser e pagar tudo pela Internet. Receberá comodamente em casa.
- Seu extrato bancário e todos os serviços que seu banco fornece estão disponíveis de forma segura na página do banco.
- Você encontra milhares de páginas com pornografia, infantil infelizmente. Tem para todos os gostos: Hetero, homosexual, fetiche, sadomasoquismo e outras barbáries.
- Você pode ser qualquer pessoa que quiser na internet. Ninguém precisa saber seus dados reais. É como se o mundo virtual fosse uma outra vida.
- Você encontra praticamente qualquer informação digitando algumas palavras no Google.

Enfim, a tecnologia está mudando a forma como vemos e interagimos com o mundo. Ontem observei meu filho, de 6 anos, ligar o notebook, pressionar Ctrl+Alt+Del, entrar com a senha, chamar o Internet Explorer e entrar no Google. Depois ele digitou "Revista Recreio" e clicou num dos links que encontrou entrando no site da revista. Navegou pelo site até encontrar a área de jogos e ficou lá, escolhendo os jogo que mais lhe interessavam.
Quando eu falei que era hora de dormir, ele simplesmente foi ao Iniciar e deu shutdown no notebook. Tudo muito simples, como se estivesse comendo batata frita.
Ele é da geração que não conhece câmera fotográfica com filme, que acredita que todo mundo tem TV paga em casa (Cartoon e Discovery Kids existem por definição) e que a Internet está disponível em qualquer lugar que ele vá. Para ele, celular com câmera e joguinhos é coisa normal e ele não se impressiona com o fato do console de videogame dele, o Wii, permitir jogar com os controles como se estivesse batendo ou socando algo no ar.

Eu, por exemplo, estou aqui batucando estas palavras utilizando minha conexão 3G sentado confortavelmente na cama, com o notebook em meu colo.

E você? Como está utilizando a tecnologia em sua vida? Você já é escravo dela?
É simples; responda às seguintes perguntas:

- Você fica desesperado quando acaba a bateria de seu celular?
- Você fica louco quando passa mais de um dia sem acessar seu email?
- Você se gaba de ter uma conexão 3G rapidinha para acessar a Internet, por exemplo, do banheiro?
- Você tem 3 ou mais endereços de email, e usa todos?
- Você tem mais de um celular?
- Você gasta mais tempo na Internet, conversando com pessoas que você não conhece, do que interagindo pessoalmente com os amigos e a família?

Eu poderia me prolongar nas perguntas mas, se você respondeu Sim a uma delas, pode apostar que está se deixando levar pela tecnologia e ficando escravo dela.

Vamos tomar cuidado, pois um dia a tecnologia pode nos dominar e aí, filmes como O Exterminador do Futuro ou ainda Matrix podem se tornar realidade. Espero que não.

Paz a Todos
MF

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Você vai sair para fumar?

Bom dia,

É muito comum hoje em dia os funcionários da empresa onde você trabalha fazerem uma pausa para o cigarro. Normalmente saem em 2 ou 3 para conversar e fumar.
Além do mal que todos já estão cansados de saber que cigarro faz, o fumante acaba matando um tempo de que pode ser precioso dependendo do montante de trabalho que tem pela frente.
Conversando com um amigo fumante descobri que a pausa para o cigarro toma, em média, 10 minutos por ida. Isso contando com a ida, o tempo de fumar e bater papo e a volta. Ele me disse que costuma parar 1 vez por hora (Em média) o que seria 16.67% do tempo desperdiçado. Isso dá 1 hora e 20 minutos numa jornada normal de 8 horas por dia.

Além de prejudicar a si mesmo no tocante a saúde, o fumante prejudica o seu trabalho e o dos colegas pois acaba sendo improdutivo (16.67%) e esta diferença deve cair sobre os ombros de alguém.

Atentos a isto, os empregadores por vezes colocam regras explícitas aos fumantes dizendo onde e por quanto tempo eles podem exercer seu direito de fumar no horário de trabalho. Eu classifico isso como exercer o direito a se drogar no horário de trabalho pois é fato que o cigarro vicia, causando dependência física e psicológica.

Fazendo buscas simples na internet, encontrei algumas colocações interessantes sobre o fumo no local de trabalho (Não confunda com fumo, de levar fumo ou ainda uma fumada do chefe... É bem diferente hehe).

As empresas poderão estipular horário e até mesmo limitar o uso da área reservada. Então, fiquem atentos para não usarem essa área como meio de se enrolar na hora do expediente; pois caso seja observado através de seus superiores hierárquicos ou até mesmo por parte da Direção da empresa, que as metas e os serviços estão sendo afetados na sua execução, e os outros funcionários não fumantes estão sendo sobrecarregados em seus serviços, poderá até ser extinta essa área e a proibição de fumar no horário do expediente.

O empregado que é dependente do fumo tem dificuldade de abster-se de fumar por um prolongado tempo porque o tabaco contém substâncias, como, por exemplo, a nicotina, que causa dependência física e psicológica, sendo razoável que o empregador permita ao trabalhador que fume durante o horário de trabalho em outro espaço destinado a esse fim.

Entretanto, se o empregado exerce esse direito de forma abusiva, estará praticando abuso de direito e violando o dever de prestar serviços para os quais foi contratado, com diligência e produtividade normais, que é a principal obrigação do contrato de trabalho.

Afinal, o trabalhador que permanece longo período na área de fumantes (fumando ou conversando com outros fumantes) acaba apresentando rendimento inferior aos de seus colegas, o que afeta negativamente o ambiente de trabalho.

Os não-fumantes ficam sobrecarregados com o serviço e sentem-se injustiçados por também não poderem parar o serviço e desfrutar de folgas durante o expediente.

Por outro lado, o empregador, por correr o risco da atividade econômica, tem o direito de fiscalizar, disciplinar e controlar as atividades de seus empregados, através de normas regulamentares internas, o que inclui o controle das idas dos fumantes à área reservada para tanto, podendo aplicar sanções aos infratores.

Assim, pode o empregador limitar o número de idas dos empregados à área de fumantes, bem como o tempo máximo de permanência, para, em caso de abuso, aplicar sanções disciplinares (advertência, suspensão e dispensa por justa causa).

Além disso, existem áreas onde os fumantes e não fumantes compartilham e para os não fumantes é um martírio, pois conviver com a fumaça fedorenta dos fumantes não é nada agradável e não faz bem à saúde.

Com o intuito de ajudar neste tema, proponho algumas formas de acabar com o tabagismo nas empresas ou ainda de beneficiar os não fumantes.

1. Já que os fumantes gastam, em média, 16,67% do tempo fumando e conversando, é razoável que eles tenham uma carga horária de trabalho maior que os não fumantes, a fim de compensar esta 1 hora e 20 minutos por dia perdida.

2. Se não querem (Ou não podem) trabalhar mais, então deveriam ganhar menos. 2 pessoas com o mesmo cargo, uma não fumante e a outra fumante. A primeira ganha, digamos, R$ 3.000,00. A segunda deveria ganhar R$ 2.499,90. Esta diferença se deve aos 16.67%. Quer ganhar mais? Seja promovido ou pare de fumar.

3. Se você, não fumante, diz que fica 16.67% do seu tempo sem fazer nada, você é mandado embora. É um absurdo você ficar sem trabalhar por 16.67% do seu tempo. As empresas deveriam então fornecer o mesmo benefício para que os não fumantes possam usufruir dos 16.67% do tempo fazendo alguma coisa útil. Fiz uma lista para começar.

- Ler gibis da turma da mônica
- Fazer palavras cruzadas
- Fazer Meditação
- Tocar Violão
- Yoga
- Ficar naveganto no Youtube
- Escrever artigos para postar no blog
- Se você tiver uma amiga gostosa e disposta a usar os 16.67% do tempo dela, vocês podem combinar e usar o tempo acumulado para, digamos, se divertirem juntos... Vocês me entenderam?
- Vale o mesmo acima caso o suposto colega seja torcedor do São Paulo e conheça um amigo gostoso.. uhauhauha
- Dormir
- Fazer alongamento o ainda ginástica laboral, com aquelas orientadoras "fortinhas"...
- Comer (Para os gordos).
- Jogar truco, pife, buraco, roba-monte, poquer, etc
- Comer chocolate (Tem quase o mesmo efeito do uso do tempo com a amiga...)

Vale a imaginação.

Me ajudem, caros leitores, com a lista.

Vale a leitura do link: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/cigarro.htm

Eu, por enquanto, estou trabalhando os meus 16.67% do tempo.

Paz a todos
MF